Internacional Haiti: total de mortos por explosão de caminhão-tanque sobe para 75

Haiti: total de mortos por explosão de caminhão-tanque sobe para 75

Segundo o governo, 56 pessoas que ficaram feridas no incidente seguem internadas em estado grave

Agência EFE
Explosão também danificou pelo menos 20 casas em Cap-Haitien

Explosão também danificou pelo menos 20 casas em Cap-Haitien

Johnson Sabin/EFE - 15.12.2021

Nesta quarta-feira (15), o número de pessoas que morreram na explosão de um caminhão-tanque em Cap-Haitien, no norte do Haiti, subiu para 75, segundo fontes oficiais.

O novo balanço mostra 14 mortes a mais em comparação com o dia anterior, informou Jean Henri Petit, diretor do Departamento de Proteção Civil da Região Norte.

Além disso, 56 pessoas feridas permanecem em estado crítico no hospital, e Petit não descartou a possibilidade de haver mais mortes nas próximas horas. Em sua maioria, as novas mortes são de pacientes que foram hospitalizados com queimaduras graves.

O balanço atualizado inclui também um corpo recuperado nesta quarta-feira do interior de uma casa perto do local da explosão, disse o vice-prefeito da cidade, Patrick Almonord.

Nesta terça-feira (14), horas após o acidente, 15 pessoas feridas foram transportadas para Porto Príncipe e a cidade de Hinche, para receberem tratamento em hospitais especializados em queimaduras.

O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, após um caminhão-tanque tombar em uma curva numa rua de Cap-Haitien, a segunda maior cidade do país. Dezenas de pessoas tentaram roubar o combustível, algumas delas atingindo o veículo com martelo, relatou à Agência Efe o vice-prefeito.

As autoridades ainda não esclareceram o que causou a faísca que provocou a explosão, que também afetou cerca de 20 casas localizadas na rua onde o veículo capotou.

O governo haitiano anunciou nesta terça-feira que criaria dois hospitais de campanha para atender os feridos, já que os dois principais centros médicos em Cap-Haitien estão sobrecarregados. O primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, decretou três dias de luto oficial em todo o país.

Últimas