Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japão cancela centenas de voos por iminente chegada de supertufão

Passagem de Hagibis pelo território japonês levará fortes chuvas, rajadas de vento de até 252 km/h e ondas superiores a 10 m de altura

Internacional|Da EFE

Japoneses se preparam para chegada do poderoso tufão Hagibis
Japoneses se preparam para chegada do poderoso tufão Hagibis Japoneses se preparam para chegada do poderoso tufão Hagibis

A iminente chegada do poderoso tufão Hagibis ao Japão provocou o cancelamento de centenas de voos domésticos previstos para o sábado (12), assim como a circulação de trens de alta velocidade e de outras linhas de transporte locais e regionais.

O tufão, considerado um dos mais fortes desta temporada no Oceano Pacífico, se aproximará da metade sudoeste do arquipélago japonês ao longo desta sexta-feira (11) e avançará rumo ao centro e ao nordeste durante o fim de semana, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Leia também

O Hagibis foi catalogado como "muito forte", a segunda maior categoria de intensidade, e a passagem pelo território japonês levará fortes chuvas, rajadas de vento de até 252 km/h e ondas superiores a 10 metros de altura em alguns pontos do litoral, de acordo com as previsões.

O governo japonês convocou uma reunião de emergência para tomar as medidas preventivas necessárias e recomendou aos cidadãos do centro, do sul e do oeste do país que evitem os deslocamentos e mantenham-se protegidos durante o fim de semana.

Continua após a publicidade

As duas principais companhias aéreas japonesas, ANA e JAL, cancelaram praticamente todos os voos domésticos - cerca de 370 - que estavam previstos para os dois aeroportos de Tóquio (Haneda e Narita) e alguns das conexões entre Osaka (oeste do país) e Chubu (centro).

Também não circularão os trens de alta velocidade (Shinkansen) entre Tóquio e Nagoya, segundo anunciou a companhia JR Central, enquanto outras operadoras contemplam a interrupção ou suspensão total das conexões regionais e locais na metade sudoeste do país.

Continua após a publicidade

As autoridades alertaram para o risco de inundações, deslizamentos de terra e acidentes derivados do desprendimento ou deslocamento de objetos devido aos ventos.

A chegada do Hagibis também provocou o cancelamento de duas partidas da Copa do Mundo de Rúgbi marcadas para o sábado e ainda pode afetar o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, que será disputado neste fim de semana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.