Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milei envia ao Congresso projeto de lei que declara emergência econômica na Argentina até 2025

Medidas poderão ser prorrogadas pelo Executivo até duas vezes e assim abranger todo o mandato do atual presidente

Internacional|Do R7, com EFE


Javier Milei tomou posse na Presidência da Argentina em 10 de dezembro
Javier Milei tomou posse na Presidência da Argentina em 10 de dezembro

O governo do presidente Javier Milei enviou ao Congresso, nesta quarta-feira (27), um projeto de lei para declarar emergência econômica e em outras áreas na Argentina até o final de 2025.

A iniciativa, chamada de Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos, envolve a delegação de funções ao governo em virtude da declaração de "emergência pública em matéria econômica, financeira, fiscal, previdenciária, de segurança, de defesa, tarifária, energética, de saúde, administrativa e social até 31 de dezembro de 2025", afirma o projeto de lei.

Se aprovadas pelo Legislativo, as medidas podem ser prorrogadas pelo Executivo por mais dois anos, ou seja, até o final do mandato de Milei, que assumiu o cargo em 10 de dezembro.

A proposta do governo inclui, entre outros pontos, uma reforma dos regulamentos eleitorais, mudanças no Código Penal para controlar as manifestações de rua e poderes para o governo privatizar empresas públicas.

Publicidade

Leia também

A nova gestão argumenta que esse projeto está sendo promovido "no espírito de restaurar a ordem econômica e social com base na doutrina liberal incorporada na Constituição Nacional de 1853".

Milei, cujo partido, A Liberdade Avança, tem uma representação muito pequena no Congresso, já havia assinado na semana passada um decreto de necessidade e urgência para desregulamentar a economia, incluindo a revogação de várias leis, o que provocou protestos e é objeto de reclamações perante a Justiça.

Publicidade

Protesto contra planos econômicos de Javier Milei termina em tumulto em Buenos Aires

" gallery_id="658cb48f416eb9e41e0019b8" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/milei-envia-ao-congresso-projeto-de-lei-para-declarar-emergencia-economica-na-argentina-27122023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.