Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Operários holandeses encontram 'pote de ouro' durante escavações

Enquanto instalavam encanamento, trabalhadores encontraram um pote de cerâmica com quase 500 moedas do século 15

Internacional|Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais

Dois operários que trabalhavam instalando canos na cidade de Hoef en Haag, na Holanda, encontraram o famoso 'pote de ouro': um vaso de cerâmica cheio de moedas de ouro e prata. A descoberta aconteceu em agosto do ano passado e foi anunciada esta semana.

Dentro do recipiente, arqueólogos encontraram 478 moedas do século 15 — 12 de ouro e 462 de prata. Segundo o arqueólogo Peter de Boer, a maioria delas foi cunhada entre as décadas de 1470 e 1480.

"Cada moeda descoberta neste tesouro é uma história gravada em metal precioso", afirmou de Boer à emissora RTV Utrecht. "Os nobres usavam moedas como 'cartões de visita', e por isso ainda temos muito a descobrir. Histórias sobre relações de poder, religião e muito simbolismo."

Leia também

Hoef en Haag, na realidade, está sendo construída agora, mas fica ao lado do sítio arqueológico de Hagenstein, que era uma grande cidade na Idade Média, mas foi completamente destruída em um cerco em 1405.

Pouca coisa se sabe do cotidiano da região após essa tragédia, segundo de Boer, mas a descoberta das moedas deve ajudar a traçar um panorama e até encontrar mais objetos da época.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.