Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pela primeira vez na história, neonazistas alemães do NPD conquistam vaga no Europarlamento

Com 300 mil votos e um resultado de 1%, o NPD conquistou um dos 96 assentos do país

Internacional|

O partido de extrema-direita se beneficia do sistema eleitoral alemão para a votação europeia
O partido de extrema-direita se beneficia do sistema eleitoral alemão para a votação europeia O partido de extrema-direita se beneficia do sistema eleitoral alemão para a votação europeia

O partido neonazista alemão NPD entrará pela primeira vez na história na Eurocâmara, segundo os resultados definitivos das eleições europeias na Alemanha publicados nesta segunda-feira (26) e que confirmam a vitória dos conservadores de Angela Merkel.

Com 300 mil votos e um resultado de 1%, o NPD conquistou um dos 96 assentos pertencentes à Alemanha na nova assembleia, contra 99 da legislatura anterior.

Em meio a crise econômica, eleições da UE podem dar novo fôlego à integração do bloco

O partido de extrema-direita se beneficia do sistema eleitoral alemão para a votação europeia, que passou ao proporcional integral e que, portanto, não prevê um número mínimo para conquistar uma cadeira.

Publicidade

Esta reforma também permitiu que outros pequenos partidos, como o conjunto de associações Freie Wahler, afiliado aos Liberais europeus, o Partido para a Proteção dos Animais, o Partido da Família, o Partido Pirata ou o satírico Die PARTEI (O Partido) conquistassem um assento cada um.

Este partido, fundado pelo humorista Martin Sonneborn, recebeu uma vaga com apenas 184.525 votos, 0,6% do total.

Publicidade

O partido conservador da chanceler Angela Merkel CDU/CSU ganhou as eleições com 35,3% dos votos (34 assentos), à frente de seu sócio de coalizão, o social-democrata SPD (27,3%, 27 cadeiras).

Eleição europeia testa poder de partidos anti-UE; entenda o que está em jogo

UE é principal responsável por crise na Ucrânia, segundo ex-chanceler alemão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.