Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primária democrata de Nova York opõe governador a atriz

Eleitores decidirão nesta quinta-feira (13) quem deve concorrer ao governo, o atual governador Andrew Cuomo ou a atriz e ativista Cynthia Nixon

Internacional|

Andrew Cuomo e Cynthia Nixon disputam primária
Andrew Cuomo e Cynthia Nixon disputam primária Andrew Cuomo e Cynthia Nixon disputam primária

Os eleitores democratas de Nova York decidirão nesta quinta-feira (13) se o governador Andrew Cuomo merece um terceiro mandato ou deveria ser substituído na chapa do partido pela atriz e ativista Cynthia Nixon, candidata estreante de esquerda.

A disputa pela indicação democrata é o teste mais recente para os candidatos da esquerda energizada do partido no momento em que os democratas almejam retomar o controle do Congresso norte-americano e engrossar suas fileiras em governos estaduais do país nas eleições de 6 de novembro.

No início da atual campanha, Alexandria Ocasio-Cortez e Ayanna Pressley derrotaram democratas servindo há tempos no Congresso nas primárias de Nova York e Massachusetts ressaltando sua oposição ao presidente republicano Donald Trump.

Cynthia espera repetir esse sucesso no que descreve como sua campanha insurgente a governadora.

Publicidade

Embora os contornos da corrida democrata de Nova York pareçam semelhantes aos das surpresas nas disputas pelo Congresso, Cynthia, mais conhecida por seu papel premiado com o Emmy na série da HBO "Sex and the City", vem aparecendo com frequência nas pesquisas de opinião 30 pontos ou mais atrás de Cuomo.

Leia também: Nova York inclui 'gênero X' na certidão de nascimento

Publicidade

Se Cuomo vencer terá grande vantagem contra o republicano Marc Molinaro, executivo do condado de Dutchess, na eleição geral de novembro.

"Estas foram grandes exceções à regra, e para derrotar o ocupante do cargo em uma primária você precisa tirar muitas cartas boas no baralho", disse Patrick Egan, professor de política da Universidade de Nova York, em uma entrevista.

Publicidade

A disputa em Nova York vem se tornando cada vez mais agressiva e cara - Cuomo já gastou 18 milhões de dólares, e Cynthia 1,6 milhão, de acordo com cifras estaduais. A atriz, que nunca exerceu um cargo público, disse que a experiência de Cuomo não se traduziu em boa governança, e o governador disse que ela é inexperiente e ingênua a respeito da política de Nova York na prática.

Em um debate acalorado do mês passado, Cuomo pediu que Cynthia parasse de interrompê-lo, ao que ela respondeu: "Você pode parar de mentir?"

Cuomo, de 60 anos, tem a política no DNA por ser filho de Mario Cuomo, figura pública de carreira longa que também governou Nova York. Ex-funcionário do governo Clinton, ele controla a máquina partidária estadual e obteve o apoio de membros do establishment da sigla.

Cynthia, de 52 anos, se apresenta como uma socialista democrata e defensora de causas como o acesso ao aborto, mais financiamento às escolas e direitos iguais para gays e lésbicas. Descrevendo-se como uma mulher "queer", ela disse refletir melhor a diversidade das fileiras partidárias do que seu oponente homem, heterossexual e branco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.