Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto e tsunami na Indonésia causam mais de 800 mortes

Área afetada é maior do que a imaginada e muitas pessoas ficaram presas nos escombros causados pelos tremores

Internacional|Giovanna Borielo, do R7*

Terremoto deixou um rastro gigantesco de destruição pelo país
Terremoto deixou um rastro gigantesco de destruição pelo país Terremoto deixou um rastro gigantesco de destruição pelo país

O terremoto, seguido por tsunami que atingiu a ilha de Sulawasi, na Indonésia, na última sexta-feira (28) deixou cerca de 832 pessoas mortas.

Segundo informações da agência de notícias Al Jazeera, o porta-voz da agência nacional de mitigação de desastres, Sutopo Purwo Nugroh, falou em coletiva que a área afetada é maior do que a imaginada, e que muitas pessoas ficaram presas nos escombros ocasionados pelos tremores de magnitude 7,5, e ondas de seis metros que atingiram o local.

O presidente indonésio, Joko Widodo, viajou até o local neste domingo para avaliar a situação dos locais atingidos, entre eles a cidade de Palu e Donggala. Outras localidades também tiveram prejuízos por conta dos tremores.

A Cruz Vermelha aponta que, aproximadamente, 1,6 milhão de pessoas foram atingidas pelo desastre e enviou dois helicópteros para Donggala com suprimentos de emergência.

Publicidade

Com uma grande intensidade, o tremor destriuu milhares de casas, hospitais, hotéis e estabelecimentos comerciais. Após o principal tremor, outros menores continuaram a acontecer, causando ainda mais desastres. Momentos depois, a chegada do tsunami atingiu muitas pessoas que estavam nas praias e foram pegas de surpresa.

RESGATE

As equipes responsáveis pelo resgate tiveram grandes dificuldades, principalmente por causa do corte de energia. Mas também há a questão do bloqueio de cidades, uma delas é Palu, que ficou totalmente isolada devido à queda de uma ponte. Palu teve seu aeroporto fechado porque a pista foi danificada e o principal hospital local também sofreu grandes avarias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.