Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Terroristas do Hamas entregam corpo de refém Shiri Bibas após erro na identificação

Equívoco gerou forte indignação em Israel, com acusações de que terroristas haviam descumprido termos do cessar-fogo

Internacional|Do R7

Shiri era mãe de Kfir e Ariel Bibas Fórum das Famílias dos Reféns e Desaparecidos

Terroristas do Hamas entregaram à Cruz Vermelha o corpo da refém israelense Shiri Bibas, capturada em novembro de 2023 junto com seus dois filhos. A entrega ocorreu um dia depois de Israel contestar os restos mortais enviados anteriormente pelo grupo, que, após análise forense, revelou pertencer a uma mulher palestina, e não à refém. A informação foi inicialmente divulgada pela Al Jazeera e confirmada pela imprensa israelense.

O equívoco gerou forte indignação em Israel, com acusações de que o Hamas descumpriu os termos do cessar-fogo em vigor desde o mês passado. Além disso, aumentou a pressão sobre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, criticado por não conseguir trazer todos os reféns de volta com vida.

Leia mais

Segundo a Al Jazeera, um porta-voz das Brigadas Al-Qassam, braço armado terrorista do Hamas, confirmou que “o corpo da prisioneira israelense Shiri Bibas foi entregue à Cruz Vermelha” nesta sexta-feira, sem dar mais detalhes. Fontes militares israelenses afirmaram que a Cruz Vermelha recebeu uma comunicação do Hamas sobre a devolução e que as circunstâncias ainda estavam sendo verificadas.

De acordo com o Canal 12 de Israel, a entrega oficial do corpo ainda não havia ocorrido naquele momento, mas o grupo terrorista indicou um local para a retirada e transporte para Israel. A família da refém foi informada sobre o processo, enquanto o Exército israelense pediu cautela na divulgação de informações não confirmadas, para evitar interferências na operação.


Mais tarde, fontes militares confirmaram que a Cruz Vermelha retirou o caixão contendo os restos mortais. O portal YNet informou que a polícia israelense recebeu ordens para escoltar o comboio vindo de Gaza até o Instituto de Medicina Legal, onde será realizada uma nova análise para confirmar a identidade da vítima.

Na quinta-feira (20), como parte do acordo de cessar-fogo, o Hamas entregou os corpos de quatro reféns capturados no ataque de 7 de outubro de 2023: Oded Lifshitz, Kfir e Ariel Bibas — filhos de Shiri, de nove meses e quatro anos, respectivamente — e, supostamente, o de Shiri Bibas. No entanto, exames forenses revelaram que o corpo entregue pertencia a uma mulher palestina, e não à refém israelense. Diante das críticas, o Hamas reconheceu a possibilidade de um erro na identificação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.