Rússia x Ucrânia

Internacional União Europeia está preparada para uma guerra longa na Ucrânia, diz presidente do bloco

União Europeia está preparada para uma guerra longa na Ucrânia, diz presidente do bloco

Tobias Billstrom afirmou que sanções são a melhor forma de ajudar Kiev a vencer a guerra contra a Rússia

Reuters
Guerra na Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022 e não tem previsão de acordo de paz

Guerra na Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022 e não tem previsão de acordo de paz

Clodagh Kilcoyne/Reuters - 11/01/2023

A União Europeia está preparada para uma longa guerra na Ucrânia e apoiará Kiev contra a agressão russa pelo tempo que for necessário, disse nesta quarta-feira (11) o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, cujo país ocupa a presidência da UE.

"Apesar das contínuas tentativas da Rússia de nos dividir, a unidade dentro da UE e por todo o Atlântico tem sido forte. A UE está preparada para uma longa guerra e continuará ao lado da Ucrânia, com apoio político, econômico, militar e humanitário enquanto for preciso", disse Billstrom em entrevista coletiva.

Ele afirmou que a UE continuará trabalhando em mais sanções contra Moscou devido à invasão da Ucrânia, depois de nove pacotes de medidas aprovados pelo bloco de 27 países desde o início da invasão, em fevereiro de 2022.

"As sanções são a melhor ferramenta da UE para ajudar a Ucrânia a vencer essa guerra, que é o objetivo do que estamos fazendo", disse Billstrom.

Autoridades afirmaram que as novas sanções podem incluir mais congelamento de ativos e proibição de viagens de indivíduos russos envolvidos na guerra, além de mais restrições sobre as vendas de produtos da UE para a Rússia que possam ser utilizados para fins militares.

"A UE está pronta para continuar reforçando as sanções, para garantir uma implementação eficaz e coerente das sanções e também para evitar que elas sejam contornadas pela Rússia", disse Billstrom.

Oficina na Ucrânia reforma carros sucateados para serem usados na guerra contra a Rússia

Últimas