Minas Gerais Caso de raiva em gambá mantém Parque Municipal de BH fechado

Caso de raiva em gambá mantém Parque Municipal de BH fechado

Área verde no centro de BH segue fechada 4 meses após prefeitura encontrar animal infectado; 300 gatos já foram vacinados

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Parque Municipal fica no Centro de Belo Horizonte

Parque Municipal fica no Centro de Belo Horizonte

Arquivo / Flickr PBH

Três meses após a reabertura dos parques e praças de Belo Horizonte, o Parque Municipal, uma área de 182 mil metros quadrados localizada no centro da cidade, segue sem previsão de voltar a receber visitas. O espaço foi interditado em 15 de março devido ao aumento de casos de covid-19. No mês seguinte, a prefeitura identificou um gambá infectado com o vírus da raiva.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, para o parque ser reaberto, é necessário imunizar mais de 90% dos gatos que vivem por ali. Mesmo após a aplicação da vacina em todos os animais, o público não vai poder voltar a visitar o local imediatamente, já que, segundo a prefeitura, será necessário realizar um monitoramento não só dos gatos, mas também dos morcegos. Só em 2021, a prefeitura já encontrou 14 morcegos com raiva, sendo nove deles em áreas distantes do parque.

Até o momento, a prefeitura já imunizou cerca de 300 gatos e a expectativa é vacinar mais 30. A prefeitura também implanta um chip para que os animais possam ser monitorados.

A secretaria municipal de saúde ressaltou que a operação é necessária já que a raiva é extremamente perigosa. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus causa encefalite progressiva e aguda e a letalidade da doença é de quase 100%.

Gambá com raiva

O diagnóstico, feito pela equipe de Zoonoses da capital, foi divulgado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) no dia 19 de abril, durante coletiva de imprensa. À época, o prefeito não escondeu a surpresa com a situação.

— Pegaram um gambá com raiva. Eu nunca soube que gambá tinha raiva. Agora teremos que vacinar todos os gatos que estão lá dentro.

Para visitar os parques públicos de Belo Horizonte, o cidadão precisa retirar um ingresso gratuito através da plataforma GoFree. A lista com todos os espaços abertos à visitação pode ser consultada no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas