Minas Gerais Defesa Civil emite alerta de risco de deslizamentos em BH até sábado

Defesa Civil emite alerta de risco de deslizamentos em BH até sábado

Moradores da capital mineira devem ficar atentos a sinais de abalo no solo e em casas e quintais; BH pode registrar pancadas de chuva e granizo

BH tem céu nublado e chuvas isoladas nesta quinta (12)

BH tem céu nublado e chuvas isoladas nesta quinta (12)

Lucas Pavanelli / R7

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na tarde desta quinta-feira (12), um alerta de risco geológico moderado na capital mineira. O aviso é válido até a tarde de sábado (14) e ocorre quando o solo fica bastante encharcado, principalmente nas encostas, o que facilita a ocorrência de deslizamentos.

Segundo o órgão, a tendência de novas chuvas nos próximos dias reforça o alerta. A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos ao nível de umidade do solo e em sinais construtivos, como trincas nas paredes, portas e janelas emperrando e o aparecimento de poças em quintais.

Alertas

Nesta quarta, a Defesa Civil já havia emitido um alerta de chuvas de granizo na capital mineira, cenário que tem se repetido nos últimos dias. Além disso, um outro comunicado de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento foi divulgado e é válido até sexta-feira (13). Até o momento do fechamento desta reportagem, apenas as regiões Centro-Sul e Leste registravam chuvas fracas.

Nesta semana, algumas regiões da capital registraram chuva forte e pelo menos sete bairros tiveram precipitações com granizo.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura em BH nesta quinta (12) deve variar entre 16º C e 25º C e o céu deve permanecer nublado, com algumas pancadas de chuva. A tendência é que esse cenário continue para os próximos dias.

No domingo (15), dia das eleições municipais, a tendência é que a temperatura aumente um pouco, ficando entre 19º C e 27º C, com céu encoberto e o registro de chuvas isoladas.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas