Minas Gerais Fim de semana em BH deve ter calor recorde de 38ºC e chuva forte

Fim de semana em BH deve ter calor recorde de 38ºC e chuva forte

Previsão é de que BH bata o 3º recorde de calor em um mês no sábado (3), com a temperatura de 38ºC; no domingo, capital pode ter pancadas de chuva

Fim de semana em BH deve ter calor recorde e chuva

Fim de semana em BH deve ter calor recorde e chuva

Divulgação / PBH / Adão de Souza

O calor em Belo Horizonte não deve dar trégua nos próximos dias. A previsão é de que a capital mineira bata novo recorde de calor no sábado (3), com os termômetros chegando a 38ºC.

Segundo Cleber Souza, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as ondas de calor costumam ser mais intensas durante cerca de 7 dias. Ainda segundo ele, a escalada de temperatura, que começou no último fim de semana, já fez com que a capital batesse alguns recordes.

— Na segunda (28), BH teve a maior temperatura do ano, 37,3ºC. Nesta terça-feira (29), foi registrada a maior mínima de 2020. Nossa estação na Pampulha registrou 23,4ºC. Teve muita gente ligando pra cá falando que foi impossível dormir na última noite.

Veja: Reabertura de parque em Minas é adiada após incêndio em área verde

O meteorologista também informou que, no fim de semana, uma frente fria deve chegar à região Sudeste, pressionando a resistente massa de ar seco que cobre a região. É justamente esse fenômeno que pode causar um novo recorde de temperatura em BH, com a previsão de que a capital registre 38ºC.

Calor em Minas

De acordo com Souza, algumas cidades mineiras já registraram temperaturas acima dos 40ºC nesta terça (29). Os termômetros em Araçuaí, a 678 km de Belo Horizonte, chegaram a 40,8ºC e a cidade de Buritis, a 755 km da capital, teve a menor umidade do Estado em 2020, com o índice chegando a apenas 7%.

Chuvas

No domingo (4), com a presença mais forte da frente fria, Minas Gerais deve ter chuvas fortes. O meteorologista Cleber Souza não descarta a ocorrência de grandes temporais com ventanias.

— Tanto a capital quanto o Sul de Minas e a região do Campo das Vertentes podem receber pancadas de chuva no domingo (4). É um alívio, mas também preocupa.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas