Minas Gerais Zema escolhe general para Secretaria de Segurança Pública

Zema escolhe general para Secretaria de Segurança Pública

 Mario Lucio Alves de Araujo vai comandar a pasta que reunirá as atuais secretarias de Defesa Social e de Administração Prisional

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

General já foi chefe do Estado-Maior de Minas

General já foi chefe do Estado-Maior de Minas

Divulgação / Partido Novo

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou mais um nome que vai integrar a sua equipe. O general de divisão da reserva do Exército, Mario Lucio Alves de Araujo, de 62 anos, comandará a Secretaria de Segurança Pública. Ele é o sexto secretário confirmado.

A pasta anunciada é mais um exemplo da reestruturação da máquina pública proposta por Zema, na tentativa de diminuir o número de secretarias. Segundo a equipe do novo chefe do Executivo estadual, o núcleo vai reunir as antigas secretarias de Defesa Social e de Administração Prisional.

Araujo será responsável por organizar as questões de segurança do Estado. Entre outras responsabilidades também está a interlocução com as forças policiais mineiras e com o Corpo de Bombeiros.

Perfil

Mario Lucio Alves de Araujo nasceu em Montes Claros, no Norte do Estado. Ele tem formação de oficial de Infantaria e bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

Além disso, Araujo possui curso de aperfeiçoamento em Infantaria, mestrado e doutorado em Ciências Militares e curso de Comando e Estado-Maior, no Rio de Janeiro (RJ) e de Política, Estratégia e Alta Administração pela Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército.

O general foi o Comandante da 4ª Região Militar em Belo Horizonte (MG), entre 2014 e 2015, e chefe do Estado-Maior da regional militar mineira entre 2006 e 2007.

Araújo também tem experiência internacional como adido militar brasileiro junto à Embaixada do Brasil no Uruguai, de 2004 a 2005, e observador militar na Missão de Verificação de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), em Angola, em 1997.

Outros nomes

Até o momento, Zema os responsáveis por outras cinco pastas. São eles:

Secretaria de Saúde: Wagner Eduardo Ferreira (médico)

Secretaria de Impacto Social: Elizabeth Jucá (economista)

Ouvidoria Geral do Estado: Simone Deoud Siqueira (advogada)

Secretaria de Fazenda: Gustavo Barbosa (contador)

Secretaria de Planejamento e Gestão: Otto Alexandre Levy Reis (engenheiro)

Últimas