Zema escolhe general para Secretaria de Segurança Pública
Mario Lucio Alves de Araujo vai comandar a pasta que reunirá as atuais secretarias de Defesa Social e de Administração Prisional
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou mais um nome que vai integrar a sua equipe. O general de divisão da reserva do Exército, Mario Lucio Alves de Araujo, de 62 anos, comandará a Secretaria de Segurança Pública. Ele é o sexto secretário confirmado.
A pasta anunciada é mais um exemplo da reestruturação da máquina pública proposta por Zema, na tentativa de diminuir o número de secretarias. Segundo a equipe do novo chefe do Executivo estadual, o núcleo vai reunir as antigas secretarias de Defesa Social e de Administração Prisional.
Leia também
Araujo será responsável por organizar as questões de segurança do Estado. Entre outras responsabilidades também está a interlocução com as forças policiais mineiras e com o Corpo de Bombeiros.
Perfil
Mario Lucio Alves de Araujo nasceu em Montes Claros, no Norte do Estado. Ele tem formação de oficial de Infantaria e bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).
Além disso, Araujo possui curso de aperfeiçoamento em Infantaria, mestrado e doutorado em Ciências Militares e curso de Comando e Estado-Maior, no Rio de Janeiro (RJ) e de Política, Estratégia e Alta Administração pela Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército.
O general foi o Comandante da 4ª Região Militar em Belo Horizonte (MG), entre 2014 e 2015, e chefe do Estado-Maior da regional militar mineira entre 2006 e 2007.
Araújo também tem experiência internacional como adido militar brasileiro junto à Embaixada do Brasil no Uruguai, de 2004 a 2005, e observador militar na Missão de Verificação de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), em Angola, em 1997.
Outros nomes
Até o momento, Zema os responsáveis por outras cinco pastas. São eles:
Secretaria de Saúde:Wagner Eduardo Ferreira (médico)
Secretaria de Impacto Social:Elizabeth Jucá (economista)
Ouvidoria Geral do Estado: Simone Deoud Siqueira (advogada)
Secretaria de Fazenda:Gustavo Barbosa (contador)
Secretaria de Planejamento e Gestão:Otto Alexandre Levy Reis (engenheiro)