Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aceleramos o novo HAVAL H6 híbrido com 393 cv

Crossover de porte medio-grande é potente e privilegia motor elétrico nas acelerações

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Modelo tem um visual arrojado com uma ampla grade frontal e faróis afilados
Modelo tem um visual arrojado com uma ampla grade frontal e faróis afilados Modelo tem um visual arrojado com uma ampla grade frontal e faróis afilados

Depois de apresentar o HAVAL H6, a Great Wall Motors (GWM) trouxe mais informações sobre o seu primeiro produto no mercado brasileiro. O R7-Autos Carros acelerou a novidade em um primeiro contato na zona sul do Rio de Janeiro em um trecho curto para para testar a motorização e as principais tecnologias do crossover. Será que ele pode surpreender os rivais? Como funciona seu sistema híbrido?

HAVAL H6: o SUV híbrido que faz 28km por litro e tem quase 400cv - melhor que Compass 4XE e Tiggo 8? Veja o vídeo!

O HAVAL H6 tem um sistema híbrido que privilegia o uso do motor elétrico. Ele usa um motor 1.5 turbo a gasolina denominado P4 que funciona com dois motores elétricos alimentados por bateria de íons de lítio de 34kw. Vale o destaque. Trata-se de uma bateria de grande capacidade de armazenamento para um veículo híbrido o que rende uma autonomia de 170km no modo elétrico, portanto sem uso do motor a combustão.

Central multimídia tem 12,3 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay
Central multimídia tem 12,3 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay Central multimídia tem 12,3 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay

O sistema usa tração integral “e-traction” e câmbio DHT-130 que fica “desligado” no modo elétrico e tem apenas duas relações de marcha no modo a combustão: um para baixas e outro para altas velocidades.

Publicidade
Volante tem desenho arrojado e painel de instrumentos digital
Volante tem desenho arrojado e painel de instrumentos digital Volante tem desenho arrojado e painel de instrumentos digital

O motor tem potência de 393cv e 76kgfm de torque com emissões até 10 vezes inferiores ao de um motor equivalente a combustão.

SUV será quase sempre um veículo elétrico no percurso urbano
SUV será quase sempre um veículo elétrico no percurso urbano SUV será quase sempre um veículo elétrico no percurso urbano

Teste curto surpreendeu

Publicidade

No primeiro contato com o carro notamos que o comportamento do motor é de uso do motor elétrico com velocidade de resposta instantânea como em um veículo elétrico.

HAVAL H6 PHEV será o primeiro mas não o único SUV
HAVAL H6 PHEV será o primeiro mas não o único SUV HAVAL H6 PHEV será o primeiro mas não o único SUV

Assim, o HAVAL H6 será quase sempre um veículo elétrico no percurso urbano. Já quando o veículo estiver em alta velocidade, o motor a combustão entrará em funcionamento eventualmente. Isso porque o motor elétrico tende a consumir muita energia em alta velocidade como nas estradas. Nestas ocasiões o motor a gasolina faz o reforço e pode alternar com um ou dois motores a tração do veículo.

Publicidade
Modelo PHEV tem 393cv e combina motor 1.5 com dois motores elétricos
Modelo PHEV tem 393cv e combina motor 1.5 com dois motores elétricos Modelo PHEV tem 393cv e combina motor 1.5 com dois motores elétricos

Entre os dispositivos estão controle de Cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, alerta de abertura de portas, permanecia em faixa, detector de fluxo cruzado, alerta de colisão traseira, frenagem automática de emergência entre outros dispositivos. Alguns deles pudemos testar assim como alguns equipamentos como o Apple CarPlay e Android Auto sem fio (na China ainda se usa cabo), carregador sem fio e sistema traduzido com tela de 12,3” full HD. O sistema terá Wi-Fi a bordo com internet provida pela Claro e atualização remota OTA (over The air).

Interior do HAVAL H6 já está definido e terá apenas bancos e revestimentos na cor preta
Interior do HAVAL H6 já está definido e terá apenas bancos e revestimentos na cor preta Interior do HAVAL H6 já está definido e terá apenas bancos e revestimentos na cor preta

A bordo da novidade a ergonomia é boa assim como a visibilidade. Os comandos do carro são bem tradicionais no geral e há informações na tela digital que poderiam ser um pouco maiores na projeção do cluster. Apesar de bem conectada a interface da multimídia poderia ter iconografia mais atual mas isso ainda vai mudar antes que as primeiras unidades cheguem aos seus donos em 2023.

Em termos de material usado o HAVAL H6 é bem tradicional nas soluções. Usa bons plásticos e couro no acabamento mas nada surpreendente. Alguns detalhes poderiam ser melhores como o suporte do cinto de segurança e alguns encaixes do painel. Mas no geral ele está no nível de outros concorrentes como Jeep Compass, Chevrolet Equinox, Caoa Chery Tiggo 8 Hybrid Pro e Volkswagen Taos por exemplo.

Modelo tem espaço para cinco passageiros e conta com um alto nível de acabamento
Modelo tem espaço para cinco passageiros e conta com um alto nível de acabamento Modelo tem espaço para cinco passageiros e conta com um alto nível de acabamento

Gasolina de um lado, energia elétrica do outro

Com dois motores, um a gasolina e outro elétrico, será preciso recarregar duas vezes o HAVAL H6 para ter o máximo de desempenho e eficiência. Segundo a GWM a carga da bateria é feita em wallbox no intervalo de 5h ou 10h em tomadas aterradas comuns. Outro ponto inédito é que o HAVAL H6 pode ser recarregado em pontos de alta potência em 29 minutos, algo incomum para modelos híbridos que não podem ser recarregados em pontos DC.

Visualmente o HAVAL H6 é derivado da versão topo de linha “Premium” chinesa com detalhes exclusivos para o mercado brasileiro. É o caso das rodas com desenho exclusivo baseado nos modelos mais requintados da marca e também o acabamento externo em black piano.

Infelizmente a GWM não revelou o preço do HAVAL H6. Ele terá pré venda iniciada no primeiro trimestre de 2023 e as primeiras unidades chegarão ao longo do primeiro semestre. Em conversa com os executivos da marca é possível perceber que o posicionamento de preço estará próximo do Jeep Compass 4XE, único híbrido médio à venda hoje no mercado, algo em torno de R$ 330 mil. Vale dizer que apesar de híbrido como BYD Song Plus, recentemente lançado, o HAVAL H6 tem 393cv enquanto o modelo da concorrente tem 235cv sendo bem menos potente.

COMPASS 4Xe HÍBRIDO 2022 VALE OS R$ 350 mil? Ou compro 2 Compass flex? Veja o vídeo!

As vendas serão iniciadas nos 50 concessionários da marca no próximo ano e o HAVAL H6 terá cinco anos de garantia com mais três anos para o conjunto de baterias. Até o fim de 2023 a GWM quer chegar a 133 pontos de venda e uma estratégia de experimentação do carro em shoppings e centros de compra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.