Autos Carros [Avaliação] Honda CB 650 R Neo Sports Cafe é opção esportiva e dócil 

[Avaliação] Honda CB 650 R Neo Sports Cafe é opção esportiva e dócil 

Aceleramos a nova CB 650 R Neo Sports Cafe, que traz uma proposta mais esportiva e ao mesmo tempo confortável para o uso cotidiano

marcos camargo jr

Depois do sucesso da Hornet a Honda tenta a todo custo emplacar uma boa motocicleta intermediária na faixa das 650cc. Além da CBR 650 R que o R7 já testou desta vez avaliamos a nova CB 650R Neo Sports Cafe, evolução da CB 650F. 

Honda Divulgação

A evolução vai muito além do design: nova suspensão invertida Showa é mais eficiente e era uma mudança muito esperada pelos fãs desse perfil de moto. Há também freios ABS com disco na dianteira e traseira com pinças radiais.

marcos camargo jr

O design é o "neo retro" e por isso vale a pena dizer que a Neo Sports Cafe não é uma Cafe Racer. Nem no estilo. Apesar disso elogios para o farol circular em LED com boa iluminação e o escapamento quatro em um que hoje em dia, por questão da legislação, não pode emitir o ruído de antigamente.

Farol redondo em LED tem boa iluminação e torna a condução mais segura

Farol redondo em LED tem boa iluminação e torna a condução mais segura

Honda Divulgação

Ao acelerar o motor de 649cm3 é possível perceber que a evolução também chegou à mecânica. A CB 650 NSC tem 88,4cv e torque de 6,13kgfm controlado pelo câmbio de seis marchas com embreagem deslizante e auxílio de um controle de tração que pode ser desligado.

Honda Divulgação

No meu primeiro contato com essa moto percorri um trecho de 150km na estrada mas desta vez rodei unicamente na cidade. Apesar do peso ela é bem leve nas manobras e muito dócil e ágil por conta da embreagem. O painel LCD é completo como esperado com indicador de marchas, conta-giros, shift-light (é possível ajustar a faixa de troca), consumo, velocidade e temperatura do motor além das luzes-espia em um conjunto de boa visualização.

Painel LCD tem boa visualização e traz indicador de marcha, conta-giros e shift light

Painel LCD tem boa visualização e traz indicador de marcha, conta-giros e shift light

Honda Divulgação

Em acelerações vigorosas ela entrega velocidade com rapidez mas ao mesmo tempo com segurança o que pode deixar motociclistas menos experientes bem tranquilos. Ainda assim ela é forte. O consumo médio nos trechos urbanos chegou a 23km por litro mas varia muito conforme o estilo de condução. Duro é se limitar a andar devagar com uma moto tão acertada. Apesar de tudo isso e da garantia de três anos o preço é alto: R$ 39.416,00 disponível nas cores cinza, como a motocicleta testada, azul e vermelho.

Gostou da CB 650R? O Autos TV tem uma matéria de avaliação da nova motocicleta. Confira:

Últimas