Citroën C3 tira nota zero em teste de colisão: veja o motivo
Avaliação do Latin NCAP mostrou que a proteção dianteira é fraca na região do peito do motorista
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
No teste de colisão realizado pelo Latin NCAP, o Citroën C3 tirou nota zero. Segundo o órgão, que avalia veículos vendidos na América Latina e no Caribe, o modelo apresentou proteção dianteira fraca na região do peito do motorista.
NOVO CITROËN C3 ZEROU no teste do Latin NCAP! É seguro? Você compraria? Veja o vídeo!
Apesar de apontar proteção fraca para o motorista no teste de colisão frontal, o Citroën C3 foi um pouco melhor na avaliação com os passageiros. Contudo, a falta de pré-tensionadores dos cintos de segurança foi um ponto importante para a nota baixa. Já a região das pernas recebeu avaliação adequada.
Em relação à proteção de crianças, o resultado foi bom no teste de colisão frontal. Todavia, o Latin NCAP diz que o ISOFIX não tem marcação para que uma cadeirinha seja instalada corretamente, bem como não é possível desligar o airbag frontal do passageiro, o que impossibilita o uso da cadeirinha no banco do passageiro.
NOVO CITRÖEN C3 FEEL com motor 1.0 Firefly Fiat: itens de série, preços e opcionais linha 2023. Veja o vídeo!
Por ter apenas dois airbags frontais, no teste de colisão lateral o modelo não cumpre os requisitos para a avaliação contra o poste. Além disso, as portas abriram durante o teste, levando nota zero, que também foi a mesma do teste de efeito chicote, segundo o Latin NCAP. Contudo, o modelo foi bem avaliado no teste de proteção para pedestres e no controle de estabilidade.
A Stellantis, que é dona da Marca, destacou o compromisso com a segurança. "A Stellantis destaca o compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo carros modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem a todas as regulamentações vigentes.”
*Com a colaboração de Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.