Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

JAC iEV330P: R7 andou na primeira pick-up elétrica do mundo

Utilitária tem foco comercial, motor de 150cv e autonomia de 320km com uma recarga mas preço é salgado

Autos Carros|Marcos Camargo Jr

Novidade tem autonomia de até 320km com uma recarga de 1h30 ou 8h (conforme o carregador)
Novidade tem autonomia de até 320km com uma recarga de 1h30 ou 8h (conforme o carregador) Novidade tem autonomia de até 320km com uma recarga de 1h30 ou 8h (conforme o carregador)

A JAC Motors tem investido também em uma linha de veículos elétricos que agora ganha mais dois integrantes: a pick-up iEV330P e o caminhão iEV 1200T. E foi nesta utilitária que o R7 teve a oportunidade de andar na última semana para testar seus atributos.

Ao invés de um esperado motor turbodiesel a solução elétrica da utilitária é um motor que desenvolve o equivalente a 150cv e 33kgfm de torque. O propulsor é alimentado por baterias de liga de fosfato de ferro e lítio com 67,2 kWh de capacidade. Pouco? Lembre que o foco deste veículo é comercial.

Motor elétrico é posicionado na dianteira abaixo do inversor (direita) e controlador (esquerda)
Motor elétrico é posicionado na dianteira abaixo do inversor (direita) e controlador (esquerda) Motor elétrico é posicionado na dianteira abaixo do inversor (direita) e controlador (esquerda)

Se por um lado o design não é o ponto alto a iEV330P oferece dimensões generosas. São 5,61 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,83 m de altura e 3,38 m de entre-eixos com capacidade de carga de 800 kg sendo 364 kg só das baterias. A recarga pode ser feita de duas formas: em carregadores rápidos de 40kW em 1h30 ou tomadas comuns de 220volts de 7,4kW o que leva em torno de oito horas.

E na prática?

Publicidade

Rodamos com a pick-up elétrica da JAC por um trecho bem curto para testar o nível de resposta e conforto do veículo. Sem design arrojado, o destaque fica mesmo para as dimensões generosas e da ampla caçamba que tem 1,81 m de comprimento e 1,52 m de largura.

Internamente ela também entrega seu foco comercial: os bancos em tecido tem trama mais grossa, o painel é rústico e o conceito visual parece antigo inclusive na mescla de cores: preto com marrom. Apesar disso ela vem bem equipada com direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, central multimídia (que trazia comandos ainda em inglês), sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, ajuste de altura para o banco do motorista, vidros e também travas elétricas, luzes diurnas de LED e rodas de liga-leve de 18 polegadas.

Publicidade

O acionamento é feito por chave e o controle do câmbio é feito com um leve toque para cima ou para baixo com a ré acionada por um botão lateral. O nível de resposta do veículo é razoável na aceleração em prol da autonomia. A suspensão ainda não parece tão bem calibrada na traseira que pula nas lombadas (mesmo se tratando de um veículo pesado com 2,2 toneladas) mas o nível de conforto é bom.

A iEV330P já teve 25 unidades vendidas para empresas e o preço é de R$ 289,9 mil, bem acima das tradicionais versões turbodiesel do nosso mercado. Mas não se preocupe: ela não quer conquistar o consumidor comum mas oferecer opção para empresas interessadas em ter um veículo com baixo custo de manutenção em percursos planejados.

Publicidade

Caminhão

JAC iEV1200T é um caminhão com PB de 7,5 toneladas e 250km de autonomia: entregas urbanas
JAC iEV1200T é um caminhão com PB de 7,5 toneladas e 250km de autonomia: entregas urbanas JAC iEV1200T é um caminhão com PB de 7,5 toneladas e 250km de autonomia: entregas urbanas

Junto com a pick-up a JAC apresentou o iEV 1200T, um caminhão de pequeno porte que já teve 100 unidades vendidas e tem um grande nicho a ser explorado no país especialmente em entregas dentro do perímetro urbano sem emissões de gases poluentes.

A novidade tem peso bruto total de 7,5 toneladas, com 4 toneladas de carga útil. O iEV 1200T tem motor elétrico que desenvolve o equivalente a 177cv com 122,4 kgfm de torque. As baterias têm 97 kWh de capacidade que rendem até 250 quilômetros de autonomia.

Veja o vídeo do canal Autos TV com a pickup iEV330

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.