Novo Land Rover Defender surge em Frankfurt e chega ao Brasil em 2020
SUV compacto terá ainda mais capacidade off-road com três opções de motores e plataforma D7x de alumínio
Autos Carros|Marcos Camargo Jr

A Land Rover tinha uma dura missão ao substituir o clássico Defender por um novo modelo capaz de atrair novos consumidores sem abrir mão das características que fizeram dele uma referência. Na última noite, em Frankfurt, a marca inglesa apresentou a nova geração do SUV com estilo neo retrô e, segundo as características técnicas, terá a mesma capacidade de enfrentar trilhas e terrenos difíceis dos antigos modelos com vários aprimoramentos.

Começa pela nova arquitetura, a D7x baseada em uma construção usando monobloco de alumínio, que é mais rígida e capaz de suportar vários perfis de suspensão com molas ou sistema pneumático. Também tem ângulo de entrada de 38º e saída de 40º, uma versão curta de duas portas com 4,32m de comprimento e uma longa, quatro portas, de 4,76m. Também é capaz de rebocar 3.720kg e além de outros 900kg no porta-malas, que pode ser ampliado ao retirar os bancos traseiros.

A novidade terá o sistema inteligente de tração integral Terrain Response, e novas funções como a limpeza das pinças de freio assim que o carro deixa um trecho off-road, ajuste automático de altura e controle de aceleração.
Gasolina, diesel e híbrido
A Land Rover divulgou que o Defender 2020 terá três opções de motores. Há o 2.0 turbo diesel com 200cv ou 240cv, a gasolina 2.0 com turbocompressor ou 3.0 turbo com seis cilindros associado a um compressor elétrico de 48V de 400cv de potência e 56kgfm de torque máximo. Para todas as versões o câmbio é um automático ZF de oito velocidades.

A oferta de pacotes também será ampla. Segundo a Land-Rover o SUV será vendido nas versões Defender, S, SE, HSE, Defender X e First Edition. Estão previstos pacotes que adicionam itens estéticos e acessórios para camping e trilhas como o Explorer Pack, Adventure Pack, Country Pack e Urban Pack. Os preços ficam entre 49 mil e 55 mil euros. Apesar de não confirmado para o Brasil, o novo Defender certamente será vendido aqui seguindo a oferta mundial da marca.
Tradição

O Defender retoma a tradição da Land Rover nesse tipo de veículo todo terreno. As primeiras versões desse tipo de veículo surgiram em 1948, bastante rústico, construído com ligas leves de metal e motor 1,6 litro com tração 4X4. O sucesso foi imediato e ao longo dos anos 1950 ele ganhou o motor disel 2,0 litros e versões pickup e station wagon.

Na década de 1960, o sucesso do Land Rover como veículo de passageiros rendeu versões como as de 12 lugares amplamente usadas nas Savanas da África e travessias em regiões desérticas. Estas versões geralmente tinham motor 3,5 litros V8 a gasolina.

Em 1976 a Land Rover comemorava 1 milhão de veículos produzidos e novas versões chegavam como o Range Rover (1971). Na virada dos anos 1980 a família crescia com a nova geração do Land Rover, a Defender 110, que tinha entre as opções o motor 2,5 diesel de 68cv com injeção eletrônica e a versão 3,5 V8.

Nos anos 1990 o SUV foi remodelado e permaneceu em produção até 2016, quando foi descontinuado para retornar agora como modelo 2020.
