R7 já viu o Fiat Fastback, futuro rival do Renault Arkana
Modelo está exposto no novo centro de design da Fiat
Autos Carros|Do R7

Acostume-se com estes dois nomes: a Fiat e a Renault podem lançá-los aqui até o final de 2020 incrementando a gama de utilitários esportivos. A fórmula é composta por uma carroceria de SUV, elevada, e de perfil esportivo com traseira ao estilo cupê. Na receita estará o motor pequeno e turbinado para andar bem e consumir pouco. Os dois produtos tem muito em comum e devem custar entre R$ 100 e R$ 150 mil.

Hoje o R7 viu de perto o Fastback no novo Centro de Design da FCA, em Betim/MG. As formas definitivas estão quase prontas e até nisso há semelhança entre os produtos Fiat e Renault. É possível que o futuro produto de FCA nem tenha esse nome mas sua vinda é certa.

No caso do Arkana, as lanternas são unidas em um só conjunto, de perfil esportivo. No caso do Fastback o modelo ainda em argila mostra essa pretensão mas ainda não está batido o martelo sobre o assunto. A dianteira seguirá o estilo da Toro, arrojado e atual.

O Fiat Fastback, no entanto, não será o estreante da linha motores turbo que já está sendo aprimorada em Betim. O 1.3 terá duas versões: uma com 150cv e outra com 180cv mas esses propulsores chegam antes na Toro, e nos Jeep Compass e Renegade. As versões 1.0 turbo terão seu lugar na linha do Renegade, Cronos e Argo.

Já o Renault pode estrear o motor 1.3 turbo com o Arkana. Ele foi lançado na Rússia há quatro meses, usa a evolução da plataforma B0 usada no Captur, Duster e Sandero. Lá fora o motor 1.3 denominado TCe gera 170cv e será uma evolução natural da atual linha SCe.
A Fiat e a Renault não confirmam a chegada de nenhum dos dois modelos. No entanto o raciocínio é simples: o Fiat Fastback já foi mostrado no Salão, evoluiu para uma versão bem realista em menos de um ano e pode ter um motor que a FCA confirma que irá chegar. A Renault tem a plataforma pronta e demanda para um SUV médio sendo que hoje não atua neste segmento e o Koleos seria muito caro para o nosso mercado. 2020 está logo ali para nos responder.