Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volvo XC90: testamos o líder entre os SUVs premium de 7 lugares

Modelo tem 407 cv e roda consumindo pouco combustível o que faz dele o líder em vendas da categoria

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Modelo tem friso cromado integrado à carroceria nas laterais
Modelo tem friso cromado integrado à carroceria nas laterais Modelo tem friso cromado integrado à carroceria nas laterais

Há quatro anos seguidos a Volvo é líder em vendas entre os SUVs de marcas premium. Em 2021 enquanto o XC40 perdeu para o BMW X1 por 14 unidades, o XC60 e o XC90 pularam na frente dos concorrentes e se destacaram entre os modelos médio e grande, respectivamente. O R7-Autos Carros avaliou o XC90 Recharge Inscription 2022 que mescla sobriedade, desempenho e eficiência energética.

VOLVO XC90 2022: 407cv e faz 16km/litro na CIDADE! + resumo das mudanças na nova linha. Veja o vídeo!

O XC90 não sofreu mudanças relevantes na linha 2022 além de um novo desenho do friso cromado integrado à carroceria nas laterais. Também ganhou um novo filtro de ar-condicionado mais eficiente. Outra troca é a ausência das saídas de escapamento na parte traseira. Há apenas o para-choque como uma forma de reforçar o aspecto da eficiência energética uma vez que o XC90 uma solução híbrida na sua motorização.

Motor 2.0 turbo a gasolina entrega 320 cv
Motor 2.0 turbo a gasolina entrega 320 cv Motor 2.0 turbo a gasolina entrega 320 cv

Silêncio a bordo é item de série

Publicidade

E ao girar o portão de partida o silêncio esperado esconde uma verdadeira usina de força a bordo do SUV sueco. Em baixa velocidade, ele não aciona o motor a combustão rodando silenciosamente. Mas basta pisar com mais força no acelerador para perceber o acionamento do motor 2.0 turbo a gasolina de 320cv. O propulsor elétrico de 87cv adicionais tem 24,5kgfm e fica no eixo traseiro. Na soma são 407cv para mover seus 2.354kg onde o Crossover grandalhão não faz feio.

SUV tem multimídia vertical de 9 polegadas
SUV tem multimídia vertical de 9 polegadas SUV tem multimídia vertical de 9 polegadas

Na estrada e na cidade o XC90 explora as suas oito marchas de forma sempre suave e a tração integral permite controle de sua ampla carroceria que tem 4,97 m de comprimento, 1,9 2 m de largura, 1,77 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. A aceleração o veículo da imobilidade aos 100 km/h é feita em apenas 5,6 s.

Publicidade
Crossover tem sistema de som Bowers&Wilkins
Crossover tem sistema de som Bowers&Wilkins Crossover tem sistema de som Bowers&Wilkins

Econômico como 1.0

Durante o nosso trajeto o Volvo XC90 cumpriu um teste de pouco mais de 1.000km onde obteve média geral de 17 km/l, diga de um carro 1.0 dos nossos tempos. A faixa ideal de economia de combustível é rodar no modo “híbrido” (entre os seus modos de condução disponíveis) para alcançar uma boa média de consumo como essa.

Publicidade
Utilitário esportivo ganhou um novo filtro de ar-condicionado mais eficiente
Utilitário esportivo ganhou um novo filtro de ar-condicionado mais eficiente Utilitário esportivo ganhou um novo filtro de ar-condicionado mais eficiente

Vale lembrar que em um dos trechos cumpridos nessa avaliação, o XC90 rodou com seis pessoas a bordo e um pouco de bagagem. Também é possível usar os modos “Pure” (somente elétrico que tem 45 km de autonomia), AWD (tração integral permanente), Power (ajuste mais esportivo entregando toda a potência dos dois motores), “Off Road” com tração integral e suspensão mais elevada e “Individual” que permite customização da suspensão e uso de potência do veículo.

SUV tem 2,98 m de entre-eixos
SUV tem 2,98 m de entre-eixos SUV tem 2,98 m de entre-eixos

Nestas viagens a bordo do XC90 ninguém reclama do conforto a bordo proporcionado pela suspensão independente de longo curso. O acabamento também é digno de nota como os demais modelos da linha. O único senão vai para o acesso aos bancos traseiros que apesar de contarem com sistema de trilho e fitas para baixar os assentos e modular os bancos, tem acesso difícil para adultos e espaço contido para as pernas na terceira fileira. Apesar disso o último compartimento conta com porta objetos e saída de ar-condicionado. No porta-malas há iluminação, e espaços ocultos para objetos como o cabo de carga para recarregar de forma externa as baterias do motor elétrico (Plug in).

SUV tem controle de cruzeiro adaptativo
SUV tem controle de cruzeiro adaptativo SUV tem controle de cruzeiro adaptativo

Itens de série

Com boa comodidade a bordo a multimídia vertical de 9 polegadas traz climatização integrada, experiências de som com sistema Bowers&Wilkins com direito ao modo “Sala de concerto” inspirada no auditório de Gotemburgo, controle de Cruzeiro adaptativo, esperados faróis em LED, alerta de colisão dianteiro e traseiro nas manobras, ar-condicionado de quatro zonas, teto panorâmico entre outros elementos alinhados com o que existe na categoria.

Traseira conta com faróis dispostos na vertical
Traseira conta com faróis dispostos na vertical Traseira conta com faróis dispostos na vertical

Falando nisso o Volvo tem uma lista considerada “honesta” para a sua categoria. O preço da versão Recharge Inscription é R$ 553,9 mil. Tudo no XC90 é muito bom: desempenho, nível de acabamento, consumo contido graças ao motor híbrido e nível de equipamentos. No entanto, será de longe o modelo mais eficiente quando comparado com modelos do mesmo porte. Quanto comparado com o segundo colocado nas vendas, o BMW X5, Land Rover Range Rover, Porsche Cayenne, Land Rover Discovery bem como Audi Q7 ou Q8 e Mercedes-Benz GLE, o Volvo será mais em conta e mais eficiente do que seus competidores. Os números do mercado falam por si.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.