Logo R7.com
RecordPlus

Chá de Ideias conta um 'segredo': o protagonismo oculto das mulheres na redemocratização

O videoblog revisita movimentos femininos decisivos nas décadas de 70 e 80 e relembra como mulheres mudaram os rumos políticos do país

Chá de Ideias|Do R7

  • Google News

No episódio desta semana do Chá de Ideias, Ilana Trombka utiliza o simbolismo do chá verde para revisitar a participação feminina na redemocratização brasileira. A apresentadora relembra ações determinantes de mulheres durante a ditadura, como o Movimento pela Anistia, idealizado por Teresinha Zerbini, e o Movimento Contra o Custo de Vida, nascido de encontros de bordadeiras em bairros periféricos de São Paulo. Ilana também destaca o impulso dado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher na campanha “Mulher e a Constituinte”, que resultou na histórica bancada do Batom, responsável por avanços como igualdade jurídica entre homens e mulheres, licença-maternidade de 120 dias, licença-paternidade e combate à violência doméstica. Com tom afetivo e firme, Ilana reforça a necessidade permanente de visibilidade para mulheres que sustentaram, na prática, a construção democrática do país.

Mande ideias de assuntos aqui (https://www.instagram.com/ilana_trombka/) e aqui (https://www.linkedin.com/in/ilana-trombka-phd-4a1a34189/).

Ilana Trombka é diretora-geral do Senado Federal desde 2015. Mestre em Comunicação Social e graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), também tem especialização em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ainda é doutora em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Foi finalista do Prêmio Viva 2018 e vencedora de duas edições do Prêmio Opinião Pública (POP).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.