Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog do Heródoto

CPF por desconto: prática comum em farmácias pode ser abusiva, alerta especialista

Segundo advogado, empresas devem informar a finalidade do dado e obter consentimento claro do consumidor

Heródoto Barbeiro|Heródoto Barbeiro

A prática comum de solicitar o CPF dos consumidores em troca de descontos em farmácias e comércios pode ser considerada abusiva, segundo Stéfano Ferri, especialista em direito do consumidor. Ele explica que, embora seja legal pedir o dado, as empresas devem informar claramente sua finalidade e obter o consentimento explícito do cliente.

Ferri destaca que, em tempos de alta inflação, consumidores podem se sentir pressionados a fornecer o CPF sem compreender os riscos envolvidos, como o uso indevido ou vazamento de dados. Ele lembra que, em caso de falhas na segurança, as empresas podem ser responsabilizadas judicialmente.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.