Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

CPI do Crime Organizado propõe intervenção federal no Rio de Janeiro

Recomendação consta de forma explícita no documento, que lista medida entre propostas para casos de perda de controle territorial

R7 Planalto|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Relatório da CPI do Crime Organizado propõe intervenção federal no Rio de Janeiro.
  • A medida visa conter facções e milícias onde o Estado perdeu controle territorial.
  • Diagnóstico aponta falta de autoridade do poder público em várias regiões, permitindo domínio criminoso.
  • Comissão atribui essa situação a décadas de omissão e conivência do Estado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Senadores Hamilton Mourão, Fabiano Contarato e Alessandro Vieira comandaram trabalhos da CPI Andressa Anholete/Agência Senado - 07.04.2026

O relatório final da CPI do Crime Organizado, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), incluiu a possibilidade de intervenção federal no Rio de Janeiro como uma das medidas para conter o avanço de facções e milícias no país.

A recomendação consta de forma explícita no documento, que lista entre as propostas a “intervenção federal no Rio de Janeiro”, dentro de um conjunto de ações voltadas a cenários de perda de controle territorial pelo Estado.


A sugestão está ancorada no diagnóstico da comissão de que há regiões onde o poder público não consegue exercer plenamente a autoridade, o que abre espaço para o domínio de organizações criminosas, segundo o documento.

Ainda no texto, a CPI sustenta que esse quadro é resultado de “décadas de omissão e conivência estatais”.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.