Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury Em Gênesis, atitude de Semíramis revela característica perigosa do ser humano

Em Gênesis, atitude de Semíramis revela característica perigosa do ser humano

Ao se intitular deusa, passou a ser adorada pelo povo de Sinear. Entenda por que

Quem está acompanhando a novela Gênesis está vendo a construção da Torre de Babel dar indícios de que foi uma péssima ideia e Semíramis, mãe de Ninrode, ser tratada como deusa.

Ao acatar a sugestão de Lúcifer, ela assumiu a personalidade de divindade, caminhou pelas ruas com novos trajes, se sentindo, realmente, uma deusa. Parecia loucura, mas tudo conspirou para que as pessoas de Sinear acreditassem nessa maluquice depois.

De repente, parte do pavimento da torre desabou e deixou muitos mortos e feridos, entre eles, Ninrode. O caçador ficou com uma profunda ferida na mão, mas Semíramis, com a ajuda de Lúcifer, fez todos acreditarem que ela estancou o sangramento e o povo, impressionado, começou a tratá-la como uma deusa, que possuía poderes jamais vistos antes!

Esse sinal aparentemente milagroso operado por forças malignas chamou atenção das pessoas, que passaram a procurá-la em busca de ajuda. Assim, a "nova deusa" começou a fazer encontros em sua casa com as mulheres para "prever o futuro", "realizar curas", dar conselhos, "falar com espíritos dos parentes mortos", tudo com o intuito de afastá-las de Deus e ganhá-las para si mesma.

Gananciosa, chegou ao ponto de pedir para construírem uma grande estátua dela, a fim de que todos os que por acaso estivessem longe dela fisicamente, também pudessem ter acesso a ela e adorá-la de alguma forma.

As pessoas, levadas pelos seus sentimentos, deixando a razão de lado, obedeciam a tudo que ela mandava.

Viver pelas emoções

Quantas vezes eu já acreditei em discursos como os que Semíramis fazia? "Sinta o poder do sol, da lua". "Você quer saber se fulano que morreu está bem? Vou ver para você."

Assim como eu acreditei um dia, muitos, em meio ao sofrimento, acreditam em qualquer um que pareça ter poder para solucionar o seu problema de forma mágica, rápida, instantânea, e que não vai exigir praticamente nenhum esforço por parte de quem sofre. A questão é que essa "pessoa" pode ter más intenções, usar de enganos e artifícios malignos, como era o caso de Semíramis.

Frases como: "Devolvo seu amor em 1 semana"; "Vejo seu futuro e lhe digo o que fazer para ficar rico em até um mês" atraem aqueles que estão desesperados porque perderam o amor, os negócios, a saúde, a vontade de viver... Enquanto é óbvio que, para se resolver qualquer problema, é preciso esforço, atitudes inteligentes, investimento, sacrifícios, pois nenhuma solução pode ser permanente se a pessoa não fizer a sua parte.

As mulheres da cidade ficaram impressionadas com o poder de Semíramis e passaram a tratá-la como uma deusa

As mulheres da cidade ficaram impressionadas com o poder de Semíramis e passaram a tratá-la como uma deusa

Blad Meneghel/Record TV

Isso acontece porque o grande mal do ser humano é colocar os sentimentos antes da inteligência. Viver pelo que se sente é, ao contrário do que muitos falam, agir de forma impulsiva, sem buscar entender o que está acontecendo e detectar a raiz do problema para saber qual é a melhor maneira de agir, ou reagir, em uma determinada situação.

Semíramis sabia disso e aproveitou dessa fraqueza do ser humano. Ela usou uma propaganda divinizante de si mesma para atrair a atenção dos povos e falava o que as pessoas queriam ouvir, palavras bonitas, sentimentais, que mexiam com as emoções e as deixavam bem confortáveis.

A história mostra que, naquela época, o culto pagão à Semíramis se alastrou por toda a Mesopotâmia chegando até a Síria e a Canaã. O uso de imagens de Semíramis foi propagado, chegando à Fenícia e a partir de lá, conquistou toda a terra.

Não seja manipulado

Muitas "Semíramis" continuam ganhando espaço nos dias atuais. Elas veem as pessoas mais preocupadas com o que sentem do que com entender a situação de forma racional, e se aproveitam disso. Fazem discursos populares, repletos de palavras bonitas, que impedem o raciocínio lógico e incentivam ainda mais "o culto emocional".

Por isso, quem é dominado pelo coração acaba pagando um alto preço, podendo cair em armadilhas em todas as áreas da vida, inclusive na espiritual, e viver enganado.

Foi o que aconteceu naquela época, conforme está sendo retratado na novela Gênesis. O povo passou a adorar uma mulher problemática e se distanciou, mais uma vez, do verdadeiro Criador.

Só é possível vencer esse tipo de enganação com a razão. O raciocínio é a maior arma para superar os apelos do coração.

Entretanto, ao agir dessa forma não significa que os sentimentos sumirão, pelo contrário, simplesmente as decisões da vida não serão mais norteadas por eles. Porque até mesmo a fé precisa ser inteligente.

Últimas