Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procedimento que altera cor dos olhos pode causar perda da visão

Ceratopigmentação, a tatuagem da córnea, gera polêmica no meio médico devido ao uso estético

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury

O vídeo de uma jovem brasileira que passou por um procedimento para mudar a cor dos olhos em Lausanne, na Suíça viralizou nos últimos dias, acumulando milhões de visualizações e comentários.

O processo é chamado ceratopigmentação e é muito procurado nos Estados Unidos. Há algumas páginas que compartilham vídeos da técnica e, nos comentários, usuários expressam o desejo de passar pela transformação, inclusive brasileiros que dizem não ver a hora da técnica estar disponível no Brasil.

Procedimento que altera cor dos olhos para fins estéticos viraliza
Procedimento que altera cor dos olhos para fins estéticos viraliza Procedimento que altera cor dos olhos para fins estéticos viraliza (Reprodução)

Segundo o médico oftalmologista, Dr. Gustavo Bonfadini, modificar a cor dos olhos envolve a pigmentação da córnea, uma espécie de tatuagem. "Este procedimento, realizado em cerca de 20 a 30 minutos, cria um túnel dentro da córnea do olho onde pigmentos especiais são inseridos", explica.

Perigos que chamam atenção

Publicidade

Vale lembrar que no Brasil a ceratopigmentação não está disponível e não é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina nem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Só é possível o uso da técnica em casos de deficiência visual, para melhorar o aspecto do olho. "Existe um risco real de danos à visão. Do ponto de vista de segurança, a técnica apresenta diversas complicações já descritas na literatura médica", observa o especialista.

Os riscos potenciais merecem atenção porque vão desde infecções oculares, reações alérgicas ao pigmento até danos severos à córnea "Podem incluir a perfuração da córnea, reação tóxica ao pigmento, infecção microbiana e migração indesejada do pigmento. Outras complicações podem atingir outros órgãos, inclusive", esclarece o Dr. Gustavo Bonfadini. 

Publicidade

O também médico oftalmologista, Dr. Wilson Obeid, destaca que não é possível mensurar o quão graves serão as complicações. "Entretanto, quando falamos em procedimentos realizados na córnea, devemos lembrar que este órgão é considerado o principal meio de visão do olho. Qualquer alteração que aconteça na superfície da córnea, desde uma pequena a uma grande cicatriz, poderão acarretar em consequências desastrosas".

Não é como pintar o cabelo

Publicidade

Mudar a cor dos olhos para se adequar a padrões estéticos pode refletir uma falta de aceitação pessoal. A sociedade muitas vezes impõe padrões de beleza que podem influenciar decisões e fazer com que as pessoas minimizem as possíveis complicações. Questionar se essa mudança é apenas uma resposta a pressões externas é importante.

Brasileira participou da técnica para mudar a cor dos olhos
Brasileira participou da técnica para mudar a cor dos olhos Brasileira participou da técnica para mudar a cor dos olhos (Montagem/Reprodução/TikTok @new_color-flaack)

Afinal, a constante busca por uma "beleza perfeita" pode gerar danos irreparáveis e ainda não suprir a insegurança. Por isso, a autovalorização, para além da aparência, é essencial para construir uma autoestima sólida, que não depende da moda.

A indústria da beleza frequentemente promove produtos e procedimentos como soluções para atender aos padrões estéticos. Mas, vale lembrar que a cor dos olhos faz parte da identidade de uma pessoa, sem falar que a saúde ocular deve estar acima das intenções estéticas. 

O excesso na estética tem tornado as pessoas cada vez mais "parecidas". Neste cenário, é admirável quem sabe cultivar sua própria individualidade e reconhece a beleza em todas as suas formas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.