Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula decreta luto de três dias por mortes em queda de avião no interior de SP

Medida será publicada no Diário Oficial da União ainda nesta sexta; 62 pessoas morreram na tragédia aérea

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Mais cedo, Lula homenageou as vítimas Ricardo Stuckert/Presidência da República - 9.8.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou na noite desta sexta-feira (9) luto oficial de três dias pelas 62 vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP), que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP). Segundo o Palácio do Planalto, o texto será publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) ainda nesta sexta (9). Estavam a bordo da aeronave da empresa Voepass, antiga Passaredo, 58 passageiros e quatro tripulantes.

Anteriormente, o R7 publicou, com base em informações repassadas pela própria VOEPASS, que havia 61 pessoas a bordo. A própria empresa atualizou os dados na manhã de sábado (10).

LEIA MAIS

Lula anunciou a medida pelas redes sociais. Mais cedo, São Paulo e Paraná também decretaram luto oficial nos estados, de três dias. O petista soube da tragédia em Itajaí (SC), onde participava da cerimônia de lançamento de um navio de guerra. Ao abrir o discurso, o presidente lamentou as mortes e pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

Os dois gravadores do avião já foram recuperados pelas equipes do Seripa (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e serão trazidos para Brasília (DF), para análise e investigação. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta (9). São sete Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. O que está no local é o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), de São Paulo.


As caixas-pretas são primordiais para esclarecer o que aconteceu no acidente — uma delas grava os dados do voo e a outra, as conversas.

A aeronave decolou de Cascavel às 11h50 e deveria pousar em Guarulhos às 13h45. Segundo informações da FAB (Força Aérea Brasileira), a partir das 13h21, a aeronave não respondeu mais às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato com o radar ocorreu às 13h22.




Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.