Logo R7.com
RecordPlus

'Escalada para desescalar': entenda qual pode ser o interesse russo em tensão com a Polônia

Para pesquisadora, avanço pelo território polonês poderia ter como objetivo final conquistar um acordo favorável a Moscou no conflito com a Ucrânia

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Giovana Branco, pesquisadora de política russa, falou ao Conexão Record News de quinta-feira (11) sobre a tensão que envolve Rússia e Polônia, após a incursão de drones russos no espaço aéreo polonês. Ela pontua que ainda é difícil entender as intenções do Kremlin em um ato que, para ela, a princípio, parece irracional. Porém, ela comenta uma hipótese:

"A Rússia criaria esse cenário de tensão entre os países europeus, de um grande alarme na Polônia, para colocar em troca um possível acordo de cessar-fogo para o fim do conflito na Ucrânia que seja mais favorável para os interesses de Moscou", analisou, usando o termo 'escalada para desescalar'.

Giovana ainda explicou que a incursão de drones russos pelo espaço aéreo polonês “reforça bastante o discurso ucraniano de que a Ucrânia se tornou a porta de entrada dos russos na Europa. Então, se não houver algum tipo de fortificação da Ucrânia, os europeus estariam em perigo, correriam algum tipo de questão de segurança”.

Giovana comenta que é necessária uma ação concreta para demonstrar que Kiev é uma peça importante na segurança europeia. Esta mudança seria uma abertura no pensamento da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) como uma organização isolada dentro do continente.

Na quarta-feira (10), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a defender a criação de um sistema conjunto de defesa aérea europeu. Ele destacou que essa proposta não é nova, pois já havia sido apresentada anteriormente, e reforçou que é fundamental uma resposta coordenada diante dos desafios atuais.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.