Estúdio News aborda o aumento da violência vicária no Brasil
Programa vai ao ar neste sábado (19), às 22h15, na tela da RECORD NEWS
Estúdio News|Do R7

O Estúdio News deste sábado (19), traz como tema a violência vicária; cuja a forma de agressão ocorre quando o autor da violência busca causar sofrimento à vítima por meio de pessoas com quem ela mantém fortes vínculos afetivos.
A utilização de filhos, familiares e até animais de estimação como instrumentos para atingir emocionalmente mulheres vítimas de violência tem ganhado cada vez mais atenção no Brasil.
Dados recentes apontam a dimensão do problema. Apenas nos primeiros meses do ano, milhares de denúncias relacionadas à violência vicária foram registradas pelos canais oficiais de atendimento às mulheres.
A violência vicária manifesta-se de diversas formas. Entre elas estão ameaças contra filhos, tentativas de afastamento injustificado da mãe, manipulação emocional de crianças, destruição de vínculos familiares e, em casos extremos, agressões graves e homicídios cometidos com o objetivo de provocar sofrimento à mulher.
“Como forma de manter o domínio e tentar subjugar essa mulher, o agressor passa a direcionar sua violência às pessoas que ocupam um lugar de grande importância afetiva em sua vida. Depois de tentar atingi-la de diversas formas, ele utiliza justamente esses vínculos como estratégia de agressão”, explica Fernanda Yumi Furukawa Hata, juíza de Direito da Vara Criminal da Comarca de Itatiba e integrante do COMESP/TJSP.
Para a cofundadora do Instituto Maria da Penha (IMP), Anabel Pêssoa, uma das maiores dificuldades é que muitas vítimas não conseguem identificar o que estão vivendo. “Frequentemente, a mulher acredita que está enfrentando apenas uma disputa relacionada à guarda dos filhos ou conflitos familiares comuns. Por isso, é fundamental dar nome a essa violência para que ela possa ser reconhecida e combatida”, destaca.
O reconhecimento da violência vicária pela legislação brasileira representa um avanço na proteção das vítimas. A inclusão desse tipo de agressão entre as formas de violência previstas na Lei Maria da Penha fortalece os mecanismos de prevenção e proteção, permitindo uma atuação mais específica do sistema de Justiça e da rede de apoio.
“Quando a violência vicária aparece, geralmente a mulher já sofreu diversas outras formas de violência. Muitas vezes, o agressor já esgotou outras maneiras de atingi-la e passa, então, a utilizar aquilo que possui maior valor afetivo. Ela raramente surge de forma isolada e costuma estar associada a outras formas de violência já vivenciadas pela vítima”, ressalta a juíza.
A orientação para familiares, amigos e vizinhos é estar atentos aos sinais, oferecer acolhimento e estimular a busca por ajuda especializada. Para as vítimas, a principal mensagem é romper o isolamento e procurar apoio nos serviços públicos disponíveis, nas redes de proteção e em pessoas de confiança.
“Ainda encontramos muita dificuldade de compreensão. Muitas mulheres acreditam que aquilo que vivem faz parte da normalidade e não identificam a situação como violência. Estamos em pleno século XXI, mas esse tipo de entendimento ainda é bastante presente, principalmente em regiões mais afastadas dos grandes centros”, pontua Anabel.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS pode ser sintonizada pelos canais 586 (Vivo TV), 14 (Oi TV), 578 (Claro), 419 (Sky) e 2038 (Samsung TV Plus), além do canal 42.1 em São Paulo e de outros canais da TV aberta em todo o Brasil.














