Logo R7.com
RecordPlus

Francesa de 77 anos é abandonada pelo filho mais novo durante escala no Aeroporto de Guarulhos

Após diagnóstico de trombose, idosa ficou retida no terminal ao lado do outro filho, que tem síndrome de Down

Record News Investigação|Do R7

  • Google News

Abandonada pelo filho mais novo durante uma escala no Aeroporto Internacional de Guarulhos, a francesa Johanna Gundula Lechner Tran, de 77 anos, foi impedida de continuar sua viagem para a Rússia por recomendação médica, após ser diagnosticada com trombose na perna. Ela estava acompanhada do filho mais velho, que tem síndrome de Down.


A produção da RECORD tentou entrar em contato com o filho mais novo da idosa para entender os motivos do abandono da mãe e do irmão. Entretanto, ele não atendeu às ligações. Sem assistência imediata disponível, Johanna contou com o apoio dos funcionários do local até ser convencida pelo consulado francês a retornar para casa. 

O caso reflete um problema crescente: o abandono de idosos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, todos os dias, duas pessoas com mais de 60 anos são deixadas em algum hospital público do país. O paciente chega para cuidar da saúde, recebe alta e ninguém aparece para levá-lo para casa.

Em 2023, foram registradas mais de 20 mil denúncias desse tipo no Brasil, por meio do Disque 100 — um aumento de 855% em relação aos dados do ano anterior. A situação se agrava diante da previsão demográfica, que aponta para o crescimento da população idosa nos próximos anos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.