Logo R7.com
RecordPlus
Record News
‌

Rainha do Araguaia: expedição busca preservar peixe ameaçado de extinção

Devido à pesca descontrolada, a população da espécie tem registrado queda

Zapping|Do R7

  • Google News

Uma expedição no rio Araguaia está focada na preservação da piraíba, um dos peixes mais ameaçados de extinção da fauna brasileira. A jornada começa no distrito de Bandeirantes, onde moradores locais, como Ezaqueu Brito, o "Tatinha", conhecem bem o fascínio que esse peixe causa. Junto com Sebastião "Carocinho" e a UFG (Universidade Federal de Goiás), Tatinha participa de um projeto para estudar e conservar essa espécie.

A piraíba, o maior peixe de couro de água doce das Américas, pode atingir até dois metros e meio de comprimento e pesar mais de 200 quilos. Devido à pesca descontrolada, a população desse peixe está diminuindo. O projeto da UFG utiliza microtransmissores para catalogar e monitorar os peixes antes de devolvê-los ao rio.

A pesca esportiva é popular na região do Araguaia, mas deve seguir normas ambientais de Goiás, como a cota zero, que proíbe o transporte ou retirada desses animais, sob pena de multa e prisão.

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.