Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa recomenda que população não use pomadas para tranças, associadas a problemas oculares

Pomadas para moldar e trançar cabelos foram associadas a efeitos adversos e estão com uso e comercialização suspensos

Saúde|Do R7


O uso dessas pomadas foi associado a casos de cegueira temporária
O uso dessas pomadas foi associado a casos de cegueira temporária

Após a ocorrência de uma série de efeitos adversos relacionados ao uso de pomadas de modelar e trançar cabelos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nesta sexta-feira (10) um comunicado em que recomenda a não utilização de qualquer pomada para trançar ou modelar cabelos.

A medida preventiva, válida enquanto forem realizadas as investigações, não apenas proíbe a comercialização de tais produtos como também recomenda que aqueles que já foram adquiridos não devem ser utilizados, nem nas próprias residências nem em salões de beleza.

Leia também

A pasta solicita aos consumidores que tenham usado as pomadas recentemente que lavem os cabelos com cuidado, com a cabeça inclinada para trás, de modo que retire o produto e ele não entre em contato com os olhos. Caso haja contato ocular acidental, os olhos devem ser lavados abundantemente e, se houver qualquer efeito adverso, deve-se buscar o atendimento médico imediatamente e relatar à Anvisa por meio do link. Os agentes de saúde que realizarem o atendimento de tais pacientes devem também fazer a notificação, no mesmo link.

Para profissionais de beleza e comerciantes, a recomendação é que os produtos não sejam manuseados, devido ao risco para eles, também. O comércio dessas pomadas está proibido e, embora não haja medida de recolhimento até o momento, elas devem ser separadas e não devem ser expostas ao consumidor.

Os agentes da Vigilância Sanitária devem adotar medidas necessárias para que esses produtos não sejam comercializados e não estejam em circulação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.