Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Teste rápido de HIV é oferecido gratuitamente nesta sexta em SP

O exame é realizado pelo Hospital das Clínicas e fornece resultado em 30 minutos; pode ser feito das 10h às 17h no Largo da Batata, zona oeste

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Os testes rápidos para HIV fornecem o resultado em 30 minutos
Os testes rápidos para HIV fornecem o resultado em 30 minutos

O teste rápido de HIV, que fornece resultado em 30 minutos, será oferecido gratuitamente nesta sexta-feira (7), das 10h às 17h, no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Leia também: Pesquisadores brasileiros mostram tratamento que elimina o HIV

A ação é realizada pelo Ambulatório Especializado em HIV/AIDS – Casa da AIDS do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, com coordenação do infectologista Ricardo Vasconcelos. O local foi escolhido devido à grande concentração popular, segundo o HC.

No local, as pessoas também poderão receber orientação sobre como se prevenir do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.


As tendas serão montadas ao lado da estação Faria Lima do Metrô- linha amarela. A iniciativa integra Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho pela Luta contra a AIDS.

Saiba mais: Quase 10 milhões de pessoas ainda não sabem que têm o vírus HIV


Cerca de 9,4 milhões de pessoas no mundo ainda não sabem que foram contaminadas pelo HIV, de acordo com relatório da UNAids, programa da ONU dedicado ao combate do HIV, divulgado recentemente. Isso representa 25% dos soropositivos. A maioria já tem consciência de que tem a doença.

Estima-se que haja 36,9 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo todo. No ano passado, foram registradas 940 mil mortes por doenças relacionadas à Aids, de acordo com a da UNAids. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV que leva à perda e imunidade.


Leia também: 'Como consegui justiça após meu namorado infiel me contaminar com HIV'

No Brasil, são registrados 40 mil novos casos de HIV por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. O número de mortes por Aids caiu 16,5% no ano passado.

Brasil tem o maior número de casos de HTLV do mundo, o primo do HIV:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.