Veneno de cobra aumenta chances de vida em até 70% nos casos de câncer de pele
Crotamina reconhece células normais das cancerosas
Saúde|Do R7
O Instituto Butantan realiza uma pesquisa com veneno de cobra que pode aumentar em até 70% as chances de sobreviver em casos de câncer de pele.
Esse estudo desenvolvido pela unidade da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo utiliza a crotamina da cascavel – toxina isolada do veneno do animal.
A pesquisa que foi realizada em camundongos com câncer de pele mostrou um aumento de 70% de sobrevida além de retardar o crescimento do tumor ou inibir sua formação completa.
Cientistas britânicos criam exame barato para detectar câncer de Aids
Droga contra câncer reduz recorrência de esclerose em placas
SUS terá que iniciar tratamento de câncer 60 dias após diagnóstico
A crotamina possui grandes vantagens em relação ao uso de outras drogas anticancerígenas: ela é solúvel em diferentes solventes, não causa reações alérgicas e tem ação tóxica em células cancerígenas (câncer de pele).
Além disso, essa toxina reconhece as células normais das cancerosas, o que pode ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos para o combate ao câncer.
A geneticista Irina Kerkis, coordenadora do projeto do Butantan explica que o trabalho está sendo feito para obter a crotamina na forma sintética.
— A partir daí, podemos começar os testes clínicos e, se, todos os resultados forem positivos, podemos ter medicamento para melanoma ou outros tipos de câncer em até cinco anos.













