Celulares Android são vendidos com programa malicioso de fábrica
Empresa de segurança digital identificou um adware em cerca de 18 mil smartphones em mais de 100 países, inclusive no Brasil, só no mês passado
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O Laboratório de Ameaças da Avast encontrou um adware pré-instalado em smartphones Android. Esse tipo software malicioso exibe uma grande quantidade de publicidade e pode ser usado para roubar dados de navegação ou informações pessoais do usuário.
O adware identificado recebeu o nome Cosiloon e cria uma sobreposição para exibir anúncios em uma página web no navegador da internet do celular.
Entre as marcas que estão envolvidas no caso estão a ZTE, Archos e myPhone. A maioria dos modelos de smartphone não são certificados pelo Google, a empresa desenvolvedora do sistema operacional Android.
Segundo a Avast, a última versão do programa foi detectada em cerca de 18 mil smartphones em mais de 100 países, incluindo o Brasil, só no mês passado.
O Colisoon foi descoberto há três anos pelo Dr. Web. e o Google está ciente sobre o problema. Porém, como os aplicativos vêm pré-instalados com firmware, o problema é difícil de ser resolvido.
O R7 tentou entrar em contato com a ZTE Brasil para obter informações sobre o número de brasileiros afetados pelo adware, mas não obteve resposta.