Criadores de Street Fighter celebra 30 anos de lançamento do jogo
Yoshinori Ono falou sobre a criação do game, da evolução do mercado e ainda brincou com as fitas piratas que vendiam no Brasil
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

A BGS (Brasil Game Show) começa nesta quarta-feira (10), mas a organização realizou pela primeira vez o o BGS Summit, um pré-evento com palestras de alguns nomes famoso do mercado de Games. Entre os convidados presentes estavam Yoshinori Ono, criador do Street Fighter.
Leia também: Brasil Game Show começa amanhã com estrangeiros e disputas on-line
Yoshinori Ono fez parte da equipe que criou a primeira versão do Street Fighter em 1987 e segue participando de todas as edições seguintes. Antes do computador, o projeto inicial do jogo e até o design do fliperama foram desenhados à mão em uma folha de papel.
"Ao longo desses 30 anos, nós precisamos levar em consideração a tecnologia disponível e também as necessidades dos jogadores".
Ono, bem humorado durante toda a apresentação, bricou até mesmo com as fitas piratas de videogame que vendiam por aqui.
"Eu soube na época que estavam vendendo fitas piratas no Brasil. Eu, particularmente, fiquei feliz com a notícia. Esse era um sinal de que as pessoas queriam jogar. Só o presidente da empresa que ficou bravo", brincou.
O versão seguinte, o Street Fightter II, vendeu 6,3 milhões de fitas e é até hoje o maior sucesso alcançado por um game da Capcom.
Leia também: Jogo de airsoft tem clima de campo de guerra com combates quase reais
O criador ressaltou a facilidade do games pela internet. "Hoje ninguém precisa ir até a loja e pegar filas para comprar um jogo. É só fazer o download pelo próprio video game e pronto".
Em 2006, foi lançado o Street Fighter IV, o primeiro com gráficos em 3D e como uma jogabilidade mais simples. O game é o terceiro mais vendido de toda a série e foi o início do projeto para criar competições.
Hoje, o jogo tem campeonatos o ano todo pela Capcom Pro Tour e permite jogadores do mundo todo entrarem em uma disputa por prêmios em dinheiros.
Ono aproveitou a participação no BGS Summit para divulgar a nova edição Street Fighter 30th Anniversary Collectiondo, jogo que comemora as três decadas desde o lançamento.
Veja também: Nostalgia! Videogames antigos são relançados para alegria dos fãs
Os videogames evoluíram muito nos últimos anos, mas ainda existem pessoas que sentem saudade do Atari, Super Nintendo e Mega Drive. Pensado nesse público, novas versões desses consoles foram criadas para jogar os mesmos jogos clássicos que fizeram suce...
Os videogames evoluíram muito nos últimos anos, mas ainda existem pessoas que sentem saudade do Atari, Super Nintendo e Mega Drive. Pensado nesse público, novas versões desses consoles foram criadas para jogar os mesmos jogos clássicos que fizeram sucesso no passado











