Criadores de Street Fighter celebra 30 anos de lançamento do jogo
Yoshinori Ono falou sobre a criação do game, da evolução do mercado e ainda brincou com as fitas piratas que vendiam no Brasil
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
A BGS (Brasil Game Show) começa nesta quarta-feira (10), mas a organização realizou pela primeira vez o o BGS Summit, um pré-evento com palestras de alguns nomes famoso do mercado de Games. Entre os convidados presentes estavam Yoshinori Ono, criador do Street Fighter.
Leia também: Brasil Game Show começa amanhã com estrangeiros e disputas on-line
Yoshinori Ono fez parte da equipe que criou a primeira versão do Street Fighter em 1987 e segue participando de todas as edições seguintes. Antes do computador, o projeto inicial do jogo e até o design do fliperama foram desenhados à mão em uma folha de papel.
"Ao longo desses 30 anos, nós precisamos levar em consideração a tecnologia disponível e também as necessidades dos jogadores".
Ono, bem humorado durante toda a apresentação, bricou até mesmo com as fitas piratas de videogame que vendiam por aqui.
"Eu soube na época que estavam vendendo fitas piratas no Brasil. Eu, particularmente, fiquei feliz com a notícia. Esse era um sinal de que as pessoas queriam jogar. Só o presidente da empresa que ficou bravo", brincou.
O versão seguinte, o Street Fightter II, vendeu 6,3 milhões de fitas e é até hoje o maior sucesso alcançado por um game da Capcom.
Leia também: Jogo de airsoft tem clima de campo de guerra com combates quase reais
O criador ressaltou a facilidade do games pela internet. "Hoje ninguém precisa ir até a loja e pegar filas para comprar um jogo. É só fazer o download pelo próprio video game e pronto".
Em 2006, foi lançado o Street Fighter IV, o primeiro com gráficos em 3D e como uma jogabilidade mais simples. O game é o terceiro mais vendido de toda a série e foi o início do projeto para criar competições.
Hoje, o jogo tem campeonatos o ano todo pela Capcom Pro Tour e permite jogadores do mundo todo entrarem em uma disputa por prêmios em dinheiros.
Ono aproveitou a participação no BGS Summit para divulgar a nova edição Street Fighter 30th Anniversary Collectiondo, jogo que comemora as três decadas desde o lançamento.
Veja também: Nostalgia! Videogames antigos são relançados para alegria dos fãs