Tecnologia pode aproximar mais governo e população, diz secretário
Para secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, cidadão deve ser mais ouvido
Tecnologia e Ciência|Do R7

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Cristiano Rocha Heckert, esteve na tarde desta quarta-feira (19) em São Paulo, onde participou do CONIP (Congresso de Informática e Informação na Gestão Pública) 2015. Heckert falou sobre as estratégias de governança digital do governo federal e destacou as principais mudanças que vêm afetando diretamente o relacionamento do governo com o cidadão.
— Se antes o Poupatempo foi uma grande inovação, uma revolução 18 anos atrás, 10 anos depois o cidadão já queria acessar os serviços da sua casa, do seu computador, online. Hoje, ele quer ter acesso na palma da mão, no celular, enquanto está na academia.
Adultos viciados podem criar geração que odeia a internet
Netflix salva consumidores de 130 horas de comercial por ano nos EUA
Ainda de acordo com o secretário, o governo deve ser fornecedor de infraestrutura, criar novas redes colaborativas, regular a competição, promover a educação e habilidades tecnológicas atendendo a necessidade do cidadão.
— Não adianta dar acesso à internet se o cidadão não estiver preparado para se envolver com determinada solução, por isso é tão importante ouví-lo. Para que o governo tenha sucesso na governança digital deve estar apoiado nos pilares da inovação e do engajamento. O governo não deve construir políticas com a sociedade, mas para a ela.
A inclusão da tecnologia na rotina da população está gradativamente se tornando algo mais comum, e a ideia é que até mesmo as burocracias possam ser cortadas usando tablets, smartphones e notebooks em um futuro próximo.