Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após proibir McPicanha, Procon barra venda de Whopper Costela pelo Burger King no DF

Proibição acontece por propaganda enganosa, segundo órgão; apesar do nome, sanduíche não tem costela em sua composição

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Anúncio do Whopper Costela, cuja venda está proibida no DF
Anúncio do Whopper Costela, cuja venda está proibida no DF Anúncio do Whopper Costela, cuja venda está proibida no DF

Após proibir a venda do McPicanha do McDonald's, o Procon do Distrito Federal proibiu a rede de fast-food Burger King de comercializar o lanche Whopper Costela na capital. A validade da decisão teve início nesta segunda-feira (2). Assim como no caso anterior, a medida foi adotada em razão de publicidade enganosa, já que o sanduíche não leva costela em sua composição, ao contrário do que o nome sugere.

A investigação começou após uma denúncia referente à composição do produto. A decisão do Procon foi baseada na publicidade fornecida pela própria página da rede, popularmente conhecida como BK, segundo a qual o lanche é feito de “carne de porco com aquele aroma inconfundível de costelinha".

“Mais uma vez, vemos uma grande rede cometendo infração grave na publicidade de seus produtos. No caso do Burger King, a forma como o nome ‘costela’ é utilizado e como é feita a publicidade do sanduíche leva o consumidor a entender se tratar de sanduíche feito de costela, e não que contém apenas aroma de costela. Se não está claro para o consumidor, é publicidade enganosa”, afirma o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento.

Veja também: Moraes dá à PF 15 dias para elaborar relatório sobre suposto vazamento de dados por Bolsonaro

Publicidade
Sanduíche está proibido no DF
Sanduíche está proibido no DF Sanduíche está proibido no DF

Apesar de os ingredientes do lanche serem informados no site da empresa, a real composição do sanduíche não é divulgada de forma clara nas propagandas sobre o produto, o que induz o consumidor a erro. Segundo o órgão de fiscalização, que é ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania, a proibição da venda do produto é “cautelar e se justifica pela urgência em se coibir infração que atinge um grande número de consumidores”. 

O Burger King não pode vender o sanduíche Whopper Costela até que toda a publicidade relacionada ao produto seja corrigida. Se a medida não for obedecida, a empresa poderá sofrer sanções como multas e a apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento das lojas da rede.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.