Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro afirma que só vai propor solução para a guerra se a Ucrânia pedir

Presidente havia sugerido que o país deveria se render, mas mudou o discurso e disse que opinará apenas se for consultado

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Na semana passada, Bolsonaro disse que uma possível saída seria a rendição dos ucranianos
Na semana passada, Bolsonaro disse que uma possível saída seria a rendição dos ucranianos Na semana passada, Bolsonaro disse que uma possível saída seria a rendição dos ucranianos

Na conversa que terá por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente Jair Bolsonaro comentou neste domingo (17) que não vai sugerir nenhum tipo de solução à guerra no país provocada pela Rússia e iniciada no dia 24 de fevereiro. Será o primeiro diálogo dos dois desde o início do conflito.

"Não vou propor, e quem sou eu para propor isso. Eu vou responder de acordo com o que ele perguntar. Pretendo falar para ele o que eu acho se ele perguntar para mim alguma coisa. Onde pudermos colaborar, vou dar minha opinião. Só vou dar se ele pedir", disse o presidente.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/bolsonaro-afirma-que-so-vai-propor-solucao-para-a-guerra-se-a-ucrania-pedir-17072022"]

Na semana passada, no entanto, Bolsonaro tinha dito que uma possível saída para a guerra seria a rendição dos ucranianos. Ele comparou a atual situação à Guerra das Malvinas, conflito entre a Grã-Bretanha e a Argentina, em 1982, que terminou após as tropas argentinas se renderem.

Publicidade

Questionado se daria esse conselho a Zelensky, o presidente desconversou. "É uma questão de Estado. Isso não pode vazar. É segredo de Estado. São dois países que têm sua importância. Um é bélico, nuclear. O outro não é um país nuclear, é uma potência dos commodities [aquilo que se produz em grande quantidade para ser exportado]", analisou.

Leia também

Até hoje, Bolsonaro nunca condenou a invasão por parte da Rússia e manteve os laços comerciais com os russos. Nas últimas semanas, inclusive, Bolsonaro anunciou que "está quase certo" um acordo com a Rússia para a compra de diesel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.