Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo lança diretriz para reduzir mortes de profissionais de segurança

Ministério da Justiça apresenta quatro ações estratégicas para marcar os 200 anos da pasta na manhã desta sexta-feira (1°)

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Ministério da Justiça
Ministério da Justiça Ministério da Justiça

Para marcar os 200 anos da pasta, o Ministério da Justiça lançou na manhã desta sexta-feira (1º) quatro ações estratégicas da área. As iniciativas envolvem a redução de mortes de profissionais da segurança pública, uso de tecnologia para resolução de crimes e compra de bens para as forças. Além disso, houve ainda a entrega simbólica de 146 viaturas policiais e 808 coletes que serão distribuídas a todos os estados.

Mortes de profissionais

Com o objetivo de reduzir as mortes de profissionais da segurança pública, o Ministério da Justiça lançou a Diretriz Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar voltada aos trabalhadores. O protocolo visa orientar a estabilização dos feridos durante operações policiais até o atendimento médico e deve servir para treinamento dos profissionais. 

"Não é só a capacitação, mas coloca também equipamentos prioritários para que eles possam ser atendidos. Essa ação inicial é extremamente importante para salvar a vida do elemento da segurança pública", disse o secretário executivo Antônio Ramirez Lorenzo. 

Análise Balística

Uma das estratégias apresentadas durante a cerimônia foi o Sistema Nacional de Análises Balísticas (Sinab), que já foi implementado pela Polícia Federal em sete estados: Pará, Paraná, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O investimento no programa foi de R$ 123,9 milhões.

Publicidade

O equipamento, composto pelo scanner e o chamado "match point", tela em que as imagens em alta resolução são analisadas pelos peritos, viabilizou a comprovação de 45 crimes pelo país. O primeiro deles, de grande repercussão, foi uma chacina de sete pessoas da mesma família em Belém (PA) em fevereiro.

O sistema permite a análise de projéteis e estojos balísticos na cena de crimes. Na ocasião, sete pessoas foram presas por suspeita de envolvimento nas mortes. Isso porque, com a análise, foi possível determinar a arma usada nos assassinatos. A proposta do MJ é ampliar a implementação do sistema para outros estados.

Publicidade

Apoio aos municípios

A pasta ainda lançou o programa o Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública - Cidade Susp. Com isso, o governo federal deve auxiliar os municípios na implementação de estratégias para o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O investimento é de até R$ 30 milhões. 

Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais mostraram que apenas cinco porcento dos municípios têm plano de segurança instituído. Por isso, a ideia é impulsionar a implementação de Observatórios de Segurança Pública Municipais, que coletem e analisem dados da área. A previsão é que 20 cidades recebão as ações.

Plataforma de compras

Também foi lançada uma nova plataforma de compras públicas, voltadas para contratação e entrega de bens a órgãos de segurança, o ComprasSusp. Após o pedido das prefeituras, a aquisição é feita pelo ministério , que repassa às instituições, como polícias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.