'Transporte no Entorno do DF é desafio para nós', diz ministro da Infraestrutura
Marcelo Sampaio se reuniu com o governador Ibaneis Rocha para discutir soluções de mobilidade para o DF e Entorno
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse nesta sexta-feira (21) que trabalha para acelerar as melhorias no transporte público entre Brasília e as 11 cidades do Entorno do DF. "Esse trabalho integrado passa pela parte de operação do transporte do Entorno, que é um desafio para nós. Estamos estruturados com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar uma resposta a partir de 2023", comentou.
A gestão das linhas de ônibus das cidades do Entorno de Brasília é responsabilidade do Governo do DF desde julho do ano passado. Segundo o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), há um trabalho de cooperação para buscar melhorias no transporte da região.
"Estamos construindo o acordo, como se fosse uma empresa que vai cuidar desse transporte do Entorno, envolvendo as prefeituras, o estado de Goiás e o DF. O Ministério da Infraestrutura conseguiu recursos para ajudar nessa nova modelagem que vai ser criada, em que vamos ter a possibilidade de fazer a troca dos ônibus, colocando ônibus novos, melhorando a infraestrutura do transporte para a população do Entorno", afirmou Ibaneis.
Na reunião, que aconteceu no Palácio do Buriti, o ministro e o governador também falaram sobre a duplicação da BR-080, que liga Taguatinga a Brazlândia. A licitação deve sair em novembro, com investimento previsto de R$ 210 milhões.
Leia mais: Em 2022, 1 em cada 4 denúncias contra campanhas virou ação na Justiça Eleitoral
Oitenta mil pessoas serão beneficiadas com a duplicação da via no segmento que liga o entroncamento com a DF-001 (Parque Nacional de Brasília e Floresta Nacional) e Brazlândia.
"É uma notícia maravilhosa a duplicação da BR-080. Só temos a agradecer ao presidente Jair Bolsonaro por essa obra, que era muito pedida pela população de Brazlândia. Quem está tocando a licitação é o Ministério da Infraestrutura. É uma obra que, só no trecho até Brazlândia, tem 24 km, e, até Padre Bernardo, ali na Vendinha, são 44 km que temos para fazer a obra no total", comemorou o governador.
Aeroporto de Brasília
Marcelo Sampaio também anunciou que trabalha com a possibilidade de adiantar a renovação do contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframerica. Segundo o ministro, com isso, seria possível a construção de um acesso ferroviário que ligaria Luziânia (GO) ao Distrito Federal.