Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chevrolet convoca recall de Agile e Montana por falha no air bag frontal do motorista

Montagem incorreta da peça pode provocar lesões graves no motorista e nos passageiros

Carros|Do R7

Chevrolet Agile é um dos modelos convocados por falha no air bag
Chevrolet Agile é um dos modelos convocados por falha no air bag Chevrolet Agile é um dos modelos convocados por falha no air bag

A Chevrolet anunciou, nesta terça-feira (15), um recall envolvendo os veículos Agile (modelo 2014) e Montana (modelos 2014 e 2015) para substituição do air bag frontal do motorista devido a uma falha no sistema que pode causar lesões graves nos ocupantes.

Segundo a montadora, a montagem incorreta do componente prejudica a vazão do gás ao interior da bolsa, que pode não se abrir. Há ainda o risco de rompimento do gerador de gás, que pode expelir fragmentos ao interior do veículo e causar lesões graves aos ocupantes.

Os veículos convocados pela marca são o compacto Agile, fabricado de 14/11/2013 até 17/12/2013 e com números de chassis de ER147038 a ER163227; e a picape Montana, fabricada de 1/11/2013 até 27/6/2014 e com números de chassis de EB204869 a FB119056.

Não é a primeira vez que o Agile participa de um recall neste ano. Em fevereiro, 5.325 unidades do hatch e do sedã Classic foram convocadas devido a umafalha na montagem dos rolamentos.

Publicidade

A Chevrolet pede aos proprietários dos veículos que entrem em contato com a rede de concessionárias ou oficinas autorizadas da marca. O serviço é gratuito e o tempo estimado de execução é de 25 minutos. Agendamento e mais informações podem ser solicitados pelo telefone 0800-702-4200 e pelo site da montadora.

Problemas com air bag

Publicidade

Chamados envolvendo problemas no sistema de air bag têm sido recorrentes neste ano. Em junho, três grandes montadoras japonesas — Honda, Nissan e Mazda — anunciaram um recall mundial de quase 3 milhões de veículos devido a falhas no sistema de air bag.

No Brasil, esse chamado refletiu no chamado de mais de 20 mil unidades do Civic e CR-V. Dias depois, a General Motorssuspendeu as vendas do Cruze (2013-2014) nos Estados Unidos e Canadá devido a um problema nos air bags.

Publicidade

Ainda em junho, a Chevrolet convocou 39 unidades do Camaro para reparo do sistema do air bag dianteiro do lado esquerdo, que poderia não se abrir em caso de batida.

Já neste mês, a Nissan convocou 148 unidades do utilitário Pathfinder por problemas no air bag. O chamado foi uma extensão do anúncio realizado em abril de 2013 pela mesma falha.

Legislação

O Procon-SP informa que o consumidor envolvido no chamado que tiver qualquer dificuldade para realizar o reparo ou substituição do componente defeituoso poderá procurar um órgão de defesa do consumidor.

É recomendável ao proprietário do veículo exigir o comprovante do serviço realizado, documento que por segurança deve ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os carros que não forem reparados ou inspecionados em até 12 meses após o início do recall terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito, conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.