Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Novo Honda Fit será feito em Itirapina (SP) em 2015

Cerimônia de lançamento da nova fábrica da Honda ocorreu nesta terça-feira (26)

Carros|Luiz Betti, do R7, em Itirapina (SP)

Nova geração do hatch ganhou visual agressivo inspirado no Civic
Nova geração do hatch ganhou visual agressivo inspirado no Civic

O novo Honda Fit será fabricado Itirapina (SP) a partir de 2015, ano em que a unidade produtiva entrará em operação. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (26) durante a cerimônia de lançamento oficial da nova planta. 

Essa é a segunda fábrica de automóveis da Honda no Brasil — a primeira fica em Sumaré, interior de São Paulo, onde são produzidos os modelos Fit, City e Civic. Inicialmente, o novo Fit será montado em 2014 em Sumaré e, no ano seguinte, terá sua produção transferida para Itirapina.

Os executivos da Honda confirmaram ainda a produção do jipinho Vezel no Brasil, mas não revelaram quando o jipinho urbano apresentado no Salão de Tóquio começará a ser comercializado no País, apenas que ambas as fábricas (Sumaré e Itirapina) têm capacidade para montá-lo.

A Honda informou que investirá R$ 1 bilhão na nova fábrica, que deve gerar cerca de dois mil postos de trabalho e dobrar a capacidade produtiva da montadora no País de 120 mil para 240 mil unidades ao ano.


Segundo os executivos da montadora japonesa, Itirapina — uma cidade de 15 mil habitantes a 212 quilômetros de São Paulo — foi escolhida devido a sua localização, próxima a grandes centros urbanos e a fornecedores de grande porte.

O prefeito de Itirapina se mostrou emocionado durante a cerimônia de lançamento da fábrica e agradeceu à montadora e ao Governo do Estado de São Paulo pela nova instalação.


— Itirapina com certeza será uma antes e depois da Honda. Vamos criar um perfil mais industrial, é um momento de muita emoção.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), também presente na cerimônia de pedra fundamental, afirmou que a montadora “escolheu bem”.


— [A nova fábrica da Honda] É um investimento que vai mudar a cidade e a região, vai gerar dois mil empregos diretos, fora os indiretos. A indústria automotiva tem uma cadeia produtiva longa, que agrega um conjunto de fornecedores de outras empresas e está na vanguarda da tecnologia. Por isso nos empenhamos para que a Honda escolhesse São Paulo em sua segunda fábrica.

Durante a cerimonia foi anunciado também um novo centro de pesquisa e desenvolvimento de automóveis nas dependências da fábrica de Sumaré (SP), que contará com investimentos de R$ 100 milhões e abrirá as portas no fim deste ano. 

Novas fábricas no Brasil

As montadoras Audi, BMW e Mercedez-Benz também anunciaram novas fábricas ao longo deste ano. A Audi vai montar o A3 sedã e o utilitário Q3 no Paraná a partir de 2015, sete anos após encerrar a produção do hatch de luxo A3 na unidade de São José dos Pinhais, que pertence à Volkswagen. A BMW, por sua vez, fabricará o crossover X1 em sua primeira linha de montagem brasileira, que está em contrução em Araquari (SC). Já a Mercedes-Benz construirá uma fábrica de automóveis em Iracemápolis (SP), onde produzirá o jipinho compacto GLA e a próxima geração do Classe C a partir de 2016

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.