Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Faltam 20 dias para o fim de prazo do IR 2023; universidades ajudam quem tem dúvidas na declaração

Instituições oferecem consultoria gratuita; é preciso levar documentação completa e, em alguns casos, fazer agendamento

Economia|Do R7

Está quase no fim o prazo para enviar à Receita Federal a declaração de ajuste anual do Imposto sobre a Renda da pessoa física, referente ao exercício de 2023 (ano-calendário de 2022). Os contribuintes que se enquadram nas condições que tornam obrigatória a declaração têm até as 23h59min59s do dia 31 de maio para transmitir suas informações ao órgão fiscalizador. 

Quem tem o dever legal de declarar o Imposto de Renda, mas não o cumpre, está sujeito a consequências que podem afetar sua vida financeira: além de pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, o cidadão fica com o CPF indisponível, em situação "pendente de regularização", até acertar as contas com o Leão. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Para ajudar as pessoas que querem cumprir o prazo, mas ainda têm dúvidas no preenchimento da declaração, universidades e outras IES (instituições de ensino superior) oferecem, desde que a Receita abriu o período de entrega, serviços de atendimento gratuito à comunidade.

Essa assessoria pode ser feita de maneira presencial ou remota e costuma ser realizada com o apoio do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), existente onde há curso de ciências contábeis ou de comércio exterior. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as IES, que tem o objetivo de prestar serviços contábeis e fiscais gratuitos a pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Publicidade

As atividades são supervisionadas por professores das instituições, e a Receita fica responsável pelo treinamento e capacitação dos estudantes. Segundo o órgão, existem no Brasil, atualmente, 300 núcleos, e outros 200 em 11 países da América Latina.

As pessoas que têm interesse na consultoria devem, primeiramente, observar os dias e horários de atendimento disponíveis e verificar se é preciso fazer agendamento prévio. Além disso, é necessário reunir documentos, como a declaração do IR do ano anterior, informes de rendimentos, comprovantes dos pagamentos que podem ser deduzidos. É o caso, por exemplo, de despesas com faculdade, plano de saúde, procedimentos médicos, previdência complementar ou instrução de dependente (creche ou escola). 

Publicidade

Leia também: Aprenda a fazer uma declaração retificadora para corrigir erros no IR 2023

É importante informar os dados pessoais do declarante e dos dependentes ou alimentandos, de preferência com a apresentação de documentos (título de eleitor, CPF e comprovante de endereço). Também devem ser apresentados os comprovantes de pagamento ou recebimento de aluguéis, de compra ou venda de veículos, motos e imóveis, extratos de contas bancárias e a situação de investimentos em 31 de dezembro de 2022.

Conheça instituições com atendimento gratuito

Em Brasília

. Unip (Universidade Paulista): o atendimento gratuito à população, para a elaboração da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, é oferecido pelos alunos do curso de ciências contábeis, sem necessidade de agendamento.

Onde: Campus Unip Brasília: SGAS – Quadra 913, s/nº – Conjunto B, Asa Sul

Quando: dias 13, 20 e 27 de maio, das 9h às 13h (por ordem de chegada)

. UDF (Centro Universitário do Distrito Federal) - Plantão Fiscal 2023: a assessoria gratuita, realizada sob orientação do coordenador-adjunto do curso de ciências contábeis e com apoio do NAF, é destinada ao contribuinte PF (pessoa física) que declara o IR na capital, desde que tenha renda mensal de até R$ 5.000, seja empregador doméstico e MEI (microempreendedor individual).

Também é oferecido atendimento virtual, que pode ser solicitado pelo e-mail naf@udf.edu.br. Os interessados devem enviar mensagem com o assunto 'Imposto de Renda Pessoa Física', explicar resumidamente sua necessidade e informar um telefone celular para contato. Em alguns casos, pode ser preciso fazer o atendimento por vídeo ou áudio, e o solicitante será avisado, também por email, sobre os dias e horários da realização da chamada. 

Onde: Centro Universitário do Distrito Federal, 704/904 Sul, conjunto A, 1º andar, Asa Sul

Quando: todos os dias, até 31 de maio, das 18h30 às 19h30 (por ordem de chegada)

Leia também

Em Minas Gerais

. Centro Universitário UNA: oferece consultoria contábil gratuita para pessoas físicas, mas e auxilia também MEIs (microempreendedores individuais) a ficar em dia com o Leão. O atendimento é presencial e, em algumas unidades, precisa de agendamento prévio. Tem direito ao serviço o contribuinte que recebe até dois salários mínimos. Veja as opções de atendimento:

Onde: Una Cristiano Machado – Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1.495, 4º andar, Fernão Dias, Belo Horizonte)

Quando: às segundas-feiras, das 15h às 8h

Onde: Una Linha Verde (Av. Cristiano Machado, 11.157, Vila Suzana, Belo Horizonte)

Quando: sextas-feiras, entre 15h e 18h

Inscrições neste link

Onde: Una Betim (Av. Gov. Valadares, 640, Centro, Betim)

Quando: no dia 24 de maio, presencialmente, entre 19h e 21h50; não é necessário agendamento

Onde: Una Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Barreiro)

Quando: 17 e 31 de maio, das 19h e 21h50, presencialmente, sem necessidade de agendamento

Onde: Una Contagem (Av. Maria da Gloria Rocha, 175, lote 01, Letra B, Bitacula, Contagem)

Quando: aos sábados, até 31 de maio, entre 9h e 12h, com atendimento presencial, condicionado a cadastro prévio, por meio deste formulário

No Rio de Janeiro

. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): oferece consultoria gratuita para o preenchimento da DIRPF (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física) 2023. Trata-se de uma iniciativa dos professores da Faac (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis), que organizaram encontros de capacitação para preparar os alunos para a tarefa e, assim, dão à sociedade um retorno do investimento feito pelo país na universidade.

Os interessados devem enviar email para contabeisirpf@facc.ufrj.br e informar que desejam ter acesso ao serviço. 

. Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio: realiza, até 20 de maio, das 9h às 12h30, o projeto IR Solidário, ação que tem o objetivo de ajudar, de forma gratuita, a esclarecer as dúvidas dos contribuintes sobre o preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Onde: Mackenzie Rio (Rua Marquês de Olinda, 70, Botafogo, Rio de Janeiro)

Telefone de contato: (21) 2114-5200

. Estácio: moradores de diferentes bairros do Rio e de cidades do estado onde há unidades da Universidade Estácio de Sá podem contar com atendimento, presencial e gratuito, para tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda. Não é preciso fazer agendamento, pois os contribuintes são atendidos por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. 

Também há a possibilidade de enviar perguntas para o NAF digital do Brasil universidade, que fica no polo EaD da Estácio Tom Jobim, na Barra da Tijuca, pelo email naf.digital@estacio.br. Confira os endereços das 11 unidades que estão com atendimento presencial:

Estácio Nova América (Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Del Castilho); Estácio Centro I (Av. Pres. Vargas, 642, Centro); Estácio R9 Taquara (Rua André Rocha, 838, Taquara); Estácio Tom Jobim (Av. das Américas, 4.200, Barra da Tijuca; Estácio Campo Grande - West Shopping (Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande); Estácio Nova Iguaçu - Rua Oscar Soares, 1.466, Nova Iguaçu); Estácio Queimados (Rua Eloy Teixeira, 165, Centro, Queimados); Estácio Niterói II (Rua da Conceição, 131, 2º-14º andar, lojas 101 e 102, Niterói); Estácio Alcântara (Rua Manoel João Gonçalves, 410, Alcântara, São Gonçalo); Estácio Cabo Frio (Rua General Alfredo Bruno Gomes Martins s/n, lote 19, Braga, Cabo Frio); Estácio Teresópolis (Rua Nilza Chiapeta Fadigas 488, Várzea, Teresópolis)

Em Pernambuco

. Uninassau (Centro Universitário Maurício de Nassau Recife e Faculdade Uninassau): nas unidades de Recife e Olinda, a campanha Imposto de Renda Solidário 2023 tem o objetivo de ajudar a população a preencher a declaração do Imposto de Renda, com orientação gratuita. A iniciativa é do NAF e também visa colaborar para que os contribuintes evitem multas e outros tipos de problema com a Receita Federal.

Confira abaixo as datas, os locais e horários do serviço oferecido. Em troca do atendimento, a instituição solicita a doação de 1kg de alimento não perecível.

Onde: Uninassau Recife (Rua Guilherme Pinto, 144, Graças. No laboratório 5 do bloco A)

Quando: todas as terças-feiras até 31 de maio, das 9h às 18h

Necessário agendamento prévio, pelo formulário disponível neste link.

Onde: Uninassau Olinda (Shopping Patteo, rua Carmelita Muniz de Araújo, s/n, piso L4)

Quando: dias 12, 13 e 20 de maio, das 9h às 13h

Fazer agendamento pelo email: contabeis.olinda@uninassau.edu.br

Quem não conseguir marcar um horário pode ir diretamente ao local na dia escolhido. 

Veja mais: Confira as mudanças e novidades da declaração do IR 2023

No Pará

. Estácio: os alunos do curso de ciências contábeis da instituição fazem o acompanhamento gratuito, do preenchimento ao envio da declaração do IRPF 2023, dos cidadãos que não têm condições de contratar um serviço de contabilidade. Sob a supervisão dos docentes coordenadores do NAF das unidades, cada atendimento leva cerca de 30 minutos. A ação voltada à DIRPF vai até 31 de maio.

Na unidade Ananindeua, além desse tipo de assistência, é oferecido auxílio para a Declaração Anual do MEI (microempreendedor individual); a constituição, alteração e regularização do MEI; emissão de Nota Fiscal do MEI; e o parcelamento de débitos do Imposto de Renda.

Na unidade Nazaré, estão disponíveis serviços de orientação e educação financeira, precificação de produtos, abertura e orientações para MEI e regularização de CPF. 

Onde: Estácio Ananindeua (Shopping Metrópole Ananindeua - estacionamento: Rodovia BR-316, 4.500, Km 04, Coqueiro, Ananindeua). Telefone: (91) 98356-1620.

Quando: de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h.

Onde: Estácio Nazaré (Av. Governador José Malcher, 1.148, Nazaré, Belém). Contato pelo email: lpg.belem@estacio.br.

Quando: de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h.

Onde: Estácio Doca - hall do bloco C (R. Municipalidade, 839, Reduto, Belém). Telefone: (91) 98815-0445.

Quando: terças e quartas-feiras, das 15h às 19h; quintas, das 15h às 18h; sextas, das 16h às 19h.

Onde: Estácio Castanhal (Rodovia BR-316, Km 60, s/n). Contato: naf.castanhal@estacio.br.

Quando: Horário: terças e quartas-feiras, das 16h às 18h.

Em São Paulo

. Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do estado de São Paulo: administradas pelo CPS (Centro Paula Souza), as instituições de ensino prestam consultoria gratuita para quem encontra dificuldade no preenchimento do IRPF, com atendimentos remotos e presenciais.

Algumas unidades solicitam contrapartidas, como a doação de alimentos para serem distribuídos a entidades beneficentes e, em outras, é necessário agendar o serviço previamente, pois o número de vagas é limitado. Confira os locais, dias e condições dos serviços:

- Etec Pedro D’Arcádia Neto (Assis) - atendimentos presenciais, na própria escola, até 31 de maio, que devem ser agendados pelo telefone (18) 99708-4991. A unidade sugere a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.

- Fatec Bragança Paulista (Bragança Paulista) - oferece auxílio, das 10h às 12h, até 30 de maio, tanto presencialmente (na Câmara Municipal da cidade) quanto de maneira remota, com agendamento prévio, que pode ser feito por WhatsApp, pelo número (11) 4031-0628, ou pelo email f183.ge@fatec.sp.gov.br. Pede-se a doação de alimentos não perecíveis.

- Fatec Campinas (Campinas) - estudantes dos cursos superiores em gestão da tecnologia da informação e gestão empresarial participam da ação de apoio ao preenchimento do IR, prestando atendimento gratuito e presencial às quartas-feiras, das 18h às 21h, até 31 de maio, sob supervisão de professores. Não é preciso agendar, pois será considerada a ordem de chegada. 

- Etec Zona Leste (São Paulo) - nos dias 18 e 19 de maio, das 19h às 21h, alunos do curso técnico de administração estarão encarregados do atendimento presencial, oferecido na sede da escola, sem necessidade de agendamento. É pedida a doação de 1 kg de alimento não perecível.

- Etec de Cubatão (Cubatão) - disponibiliza este formulário online para que seja feito o agendamento de quem estiver interessado no serviço, oferecido no dia 23 de maio, a partir das 19h30, já que serão disponibilizadas apenas 60 vagas. Sob a supervisão de professores, o atendimento será prestado de forma presencial, por estudantes do curso técnico de contabilidade. A unidade sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível.

- Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho (Jales) - até o dia 31, alunos do curso técnico de contabilidade vão oferecer suporte especializado a quem tem dúvidas no preenchimento da declaração do IR, pelo email kleber.souza15@etec.sp.gov.br.

- Etec Antonio Devisate (Marília) - às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, até 24 de maio, estudantes do curso técnico de contabilidade, que passaram por capacitação específica para a atividade, prestam assessoria para o preenchimento e transmissão da DIRPF. O atendimento é presencial, na escola, respeitando a ordem de chegada. É sugerida a doação de alimentos não perecíveis.

- Fatec São Caetano do Sul (São Caetano do Sul) - a unidade também realiza atendimentos de acordo com a ordem de chegada, em duas sessões: no próximo sábado (13), das 9h às 12h, e no dia 27, das 9h às 13h. Antes do acompanhamento, os interessados passarão por uma triagem, para esclarecimentos iniciais.

- Etec Fernando Prestes (Sorocaba) - às segundas, terças e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, até 19 de maio, estudantes do curso técnico de contabilidade atendem presencialmente, por ordem de chegada, pessoas que querem ter auxílio no preenchimento da declaração do IR.

- Fatec Tatuí (Tatuí) - alunos monitores do curso de gestão empresarial, com orientação dos professores e apoio do NAF da unidade, atendem, até 31 de maio, a população que precisa de orientações para declarar o Imposto de Renda. Quem quiser ser recebido pessoalmente pode ir à Etec às segundas, terças e quartas-feiras de manhã, onde será respeitada a ordem de chegada. Para o atendimento remoto, basta enviar um email para naf.tatui@gmail.com e informar a dúvida. 

- Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin (Taubaté) - nos dias 16, 17 e 18 de maio, os alunos do curso técnico de administração farão atendimento presencial, na sede da unidade, sem necessidade de agendamento. A unidade sugere a doação de alimentos não perecíveis ou de fraldas geriátricas. 

Posso declarar casa de repouso como despesa médica no IR 2023?

. FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado): por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, oferece, até 31 de maio, assistência para o preenchimento da DIRPF aos contribuintes de baixa renda.

Os atendimentos são presenciais, em São Paulo, por meio de agendamento, que deve ser feito pelo email naf@fecap.br, ou pelo telefone (11) 3272-4281.

. UAM (Universidade Anhembi Morumbi): oferece orientação gratuita para a declaração do Imposto de Renda, até 31 de maio, nas unidades Mooca (às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, mediante agendamento prévio) e Paulista (quartas-feiras, das 9h às 11h e das 17h às 18h30, também com horário marcado).

UAM Campus Mooca (Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, São Paulo, SP)

Agendar pelo e-mail: naf.uam@animaeducacao.com.br

UAM Campus Paulista (Av. Paulista, 2.064 - 8º andar, São Paulo, SP)

Agendamento pelo link

. Universidade Cruzeiro do Sul: estão abertas só até sexta-feira (12) as inscrições para a Jornada do Imposto de Renda, evento promovido para auxiliar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2023. Os atendimentos, abertos a toda a comunidade, são gratuitos, feitos presencialmente pelos alunos de ciências contábeis até 13 de maio, nos campi Guarulhos e São Miguel.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 2037-5830, com Vinícius, e (11) 2037-5827, com Kevin, ou por meio dos emails vsinkunas@cruzeirodosul.edu.br e kevin.maeda@cruzeirodosul.edu.br, até 12 de maio, das 9h às 12h e das 13h às 17h. As vagas são limitadas.

Podem participar os contribuintes com rendimento anual de até R$ 500 mil, que não sejam sócios ou proprietários de empresas. Como se trata de uma ação social, a universidade pede a doação de uma lata de leite em pó, que será destinada a uma instituição assistencial a ser definida posteriormente. Veja os endereços e horários:

UCS Campus Guarulhos (Av. Salgado Filho, 100) - das 9h às 15h

UCS Campus São Miguel (Av. Doutor Ussiel Cirilo, 225) - das 9h às 15h

. UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie): a campanha Imposto de Renda Solidário, promovida pelo Mackenzie na capital paulista, vai até o próximo dia 19, com atendimento presencial e gratuito de auxílio para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2023.

Podem participar contribuintes com rendimento anual de até R$ 50 mil, que devem agendar o atendimento pelo site da instituição. 

Onde: UPM - NAF (Rua Maria Antônia, 163 - 1º andar, Higienópolis, São Paulo)

Quando: de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h 

Inscrições neste link.

. USJ (Universidade São Judas): no sábado (13), a universidade promove no campus Mooca o último dia de atendimento do Imposto de Renda Solidário, serviço destinado às pessoas que têm dificuldade para fazer a declaração do IRPF. A iniciativa oferece assessoria contábil gratuita para a comunidade.

Casos complexos ou que envolvem grande volume de rendimentos e/ou de patrimônio não são atendidos, pois fogem do escopo do projeto.

Os interessados serão recebidos das 9h às 12h e atendidos por ordem de chegada. Além de toda a documentação necessária para preencher a declaração, é preciso levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a entidades carentes. 

Onde : USJ Campus Mooca - Laboratório de gestão e negócios (Rua Taquari, 546, Mooca)

Quando: 13 de maio, das 9h às 12h (sem necessidade de agendamento)

. Estácio: a unidade Conceição mantém até o fim de maio os serviços gratuitos para quem precisa de ajuda com a declaração do IR Pessoa Física. Coordenadores, docentes e alunos do curso de ciências contábeis, apoiados pelo NAF, tiram dúvidas e ajudam os contribuintes com esclarecimentos sobre o preenchimento e o envio da declaração. Todos que precisarem de atendimento podem comparecer ao campus. 

Onde: Estácio - Campus Conceição (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 673, Jabaquara)

Quando: às quartas e sextas-feiras, das 16h às 19h. 

Agendamento prévio pelo e-mail: naf.conceicao@gmail.com

Entenda: Tira-dúvidas IR: Doei R$ 130 mil para meu filho; se declarar como empréstimo, pago menos imposto?

. Centro Universitário Braz Cubas: ação realizada por alunos de ciências contábeis e administração, o Mutirão Solidário 2023 oferece atendimento presencial e gratuito à comunidade, com orientações sobre a declaração do IRPF. A instituição pede, em troca do serviço, a doação de 1 kg de alimento não perecível ou de um kit com produtos de higiene pessoal, que será destinado a entidades carentes da região de Mogi das Cruzes.

Onde: Centro Universitário Braz Cubas - bloco A Didático, sala 213A (Av. Francisco Rodrigues Filho, 1.233, Vila Mogilar, Mogi das Cruzes, SP)

Quando: nos sábados 13 e 27 de maio, das 9h às 13h, e na segunda-feira (22), das 14h às 18h.

Não é necessário fazer inscrição prévia; no local, basta retirar a senha de atendimento

. FEARP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo): projeto de extensão pelo qual os alunos do curso de ciências contábeis são capacitados e supervisionados para esclarecer dúvidas e auxiliar a população na declaração do IR.

O atendimento é online, e as dúvidas podem ser enviadas, até o dia 20, de duas maneiras: por meio da página de atendimento do NAF; ou diretamente para o email do núcleo, naf@fearp.usp.br.

. Centro Universitário FMU: até o dia 15 de maio atende gratuitamente as pessoas que precisam de ajuda na declaração do IRPF 2023, desde que tenham rendimento anual inferior a R$ 80 mil e bens e direitos de valor menor que R$ 500 mil. Os interessados devem preencher o formulário que está nesta página, e optar pelo atendimento presencial ou online. Depois, vão receber, via email, informações sobre o agendamento, conforme as escolhas assinaladas no formulário.

Mais informações podem ser encontradas neste site, ou pelo e-mail naf@fmu.br.

. Grupo Drummond: promove ação gratuita de orientação sobre o IR, voltada a contribuintes com rendimento anual de até R$ 100 mil, bens de até R$ 400 mil, e que não sejam sócios nem proprietários de empresas. O limite é ter duas fontes de renda. Além disso, não são feitos atendimentos sobre espólio e partilha de herança.

A instituição de ensino pede que os interessados levem 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão doados a uma entidade carente. O contribuinte também deve ter um pen drive, onde será gravada a declaração.

Os atendimentos são realizados das 9h às 17h. Veja o calendário:

13/5 – Unidade Penha (Rua Comendador Cantinho, 394)

20/5 – Unidade Tatuapé (Rua Prof. Pedreira de Freitas, 415)

20/5 – Unidade Ponte Rasa (Av. São Miguel, 4.335)

20/5 – Unidade Neo Química Arena (Av. Miguel Ignácio Curi, 111, Itaquera - 10° andar; entrada pelo portão Staff)

No Paraná

. FAE Centro Universitário: os campus de Curitiba e São José dos Pinhais promovem o Projeto Amansando o Leão, que atende gratuitamente contribuintes que precisam tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda. Agora, na reta final do prazo estipulado pela Receita Federal, é a vez dos mutirões organizados pela IES: o primeiro, no Shopping São José (em São José dos Pinhais), neste sábado (13), das 10h às 20h, e o segundo, no dia 20, no Shopping Cidade (em Curitiba), das 10h às 20h. Não é necessário fazer agendamento.

Pode participar o contribuinte que: tem renda anual inferior a R$ 60 mil; não vendeu bens em 2022; não realizou operações em Bolsa de Valores; não possui bens com valores superiores a R$ 300 mil; e não teve ganhos com ações judiciais.

A FAE sugere a doação de 3 kg de alimentos não perecíveis, a serem destinados a instituições parceiras que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Shopping São José (Rua Izabel a Redentora, 1.434, Centro, São José dos Pinhais, PR)

Shopping Cidade (Av. Mal. Floriano Peixoto, 4.984, Hauer, Curitiba, PR)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.