Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Skaf destaca problemas de saneamento na zona sul de SP e promete expansão da linha Lilás

Candidato do PMDB ao governo de São Paulo propõe "só cobrar por serviço prestado"

São Paulo|Ana Ignacio, do R7

Skaf caminhou ao lado de esgoto aberto
Skaf caminhou ao lado de esgoto aberto Skaf caminhou ao lado de esgoto aberto

A comunidade Vera Cruz, localizada na região do Jardim Angela, na zona sul de São Paulo, enfrenta problemas de saneamento básico. Foi o que o candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Paulo Skaf, quis mostrar nesta quinta-feira (21).

Em visita realizada nesta manhã, o candidato passou por dois pontos do bairro que possuem esgoto a céu aberto e mostrou como alguns moradores conseguem água para suas casas: "água net". A água chega às casas de algumas pessoas por tubos que sobem nos postes como fios de energia, como mostraram moradores da comunidade. Skaf criticou a situação do bairro, vizinho da represa Guarapiranga

— Nossas represas e rios estão poluídos. O governo do Estado gasta uma fortuna tratando esses rios, mas [é] ele próprio que suja tudo. Aqui vocês podem ver um bairro com mais de 70 mil pessoas em que todo o esgoto, pela informação que nós tivemos, todo esgoto vai a céu aberto e acaba na Guarapirana. Mas as pessoas pagam [pelo] esgoto.

O candidato mostrou aos jornalistas uma conta de água de um morador da região. Na cobrança, referente a janeiro deste ano, uma taxa de R$ 30,00 é destinada ao esgoto. Segundo moradores, essa seria a situação de parte do bairro. Sem falar em números ou metas para tratamento do esgoto em São Paulo, Skaf aproveitou para comentar sua proposta para o serviço.

Publicidade

— Não pode cobrar sem tratar, porque senão fica muito cômodo. O governo cobra por serviço que não presta. O próprio governo é o maior responsável pela poluição dos nossos rios. A [minha] proposta é só cobrar [por] serviço feito. Não se pode cobrar por um serviço que não se faz. Não tratou, não se cobra.

Leia mais sobre Eleições 2014

Publicidade

Candidato à reeleição ao governo de SP, Alckmin promete rio Tietê despoluído até 2019

Com críticas aos baixos salários dos professores, Skaf lança outra paródia de Lepo Lepo

Publicidade

Esgoto

O candidato do PMDB disse ainda que pretende ampliar o tratamento de esgoto no Estado.

— Não tenho dúvida nenhuma [de que vai aumentar o tratamento]. Vamos tomar providências sérias e rápidas. Não adianta só instalar o esgoto, tem que tratar.

Skaf destacou ainda a importância de dar atenção à áreas periféricas como essa. Segundo ele, são regiões de São Paulo onde as "necessidades são maiores".

— Você nota uma carência total de tudo. Segurança pública péssima, serviço de saúde pública péssimo, a escola péssima, transporte público péssimo. Minha proposta é trazer o metrô para cá, estender a linha Lilás aqui até Jardim Ângela, o mais próximo possível. O extremo sul da cidade de São Paulo não tem um AME. É uma carência geral.

Carinho e "palhaçada"

Uma carreta foi organizada para acompanhar o candidato durante a visita a Vera Cruz. No local, a maioria das casas é de alvenaria e as ruas são estreitas e asfaltadas. Há também construções, barracos de madeira e áreas com chão de terra. É possível observar muito lixo na rua, carros abandonados e mais de um ponto com esgoto a céu aberto.

As ruas estreitas e as constantes ladeiras dificultaram a passagem dos carros durante a carreata. Ao final da visita, pouco antes de ir embora, Skaf parou na casa de um morador. O candidato conversou por alguns minutos com o rapaz e, após tomar um café, saiu elogiando a receptividade: "cara simpático, café gostoso, tudo ajeitado".

Depois do carinho do eleitor, a comitiva de Skaf também presenciou a ira de um motorista quando estava indo embora. A fila de carros que se formou na rua para esperar a saída do candidato impediu a passagem de uma van. Impaciente, o motorista não poupou sua mão na buzina e ainda gritou: "Palhaçada! Os outros precisam trabalhar".

Após gritar, o motorista deu ré e voltou pela mesma ladeira que havia descido, sem se dar ao trabalho de verificar o motivo do transtorno.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.