SP: Alckmin tem 51%; Skaf 21% e Padilha 11%, aponta Datafolha
Pesquisa mantém chance de reeleição do governador ainda no primeiro turno
São Paulo|Do R7

Faltando um dia para a votação, o governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin, está com 51% das intenções de voto e deve vencer a eleição no primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4). No último levantamento, publicado na quinta-feira (2), Alckmin tinha 50%.
Em segundo lugar está o empresário Paulo Skaf (PMDB), que oscilou um ponto para baixo passando de 22% para 21% da preferência do eleitorado. O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) manteve 11% dos votos.
Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) e Gilberto Maringoni (PSOL) atingiram 1% dos votos totais cada um.
No atual cenário, os adversários de Alckmin, somados, não atingem a pontuação dele. Se o resultado se repetir nas urnas, não haverá segundo turno em São Paulo e o governador será reeleito.
Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB) e Walter Ciglioni (PRTB) não pontuaram no levantamento. Brancos e nulos somaram 8%, enquanto 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Foram entrevistados 3.119 eleitores, entre os dias 3 e 4 de outubro, em 59 cidades paulistas. O levantamento foi registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), sob o número SP-00064/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o protocolo BR-01037/2014.
Datafolha: Dilma segue na liderança, enquanto Aécio passa Marina
Ibope: Aécio supera Marina, e Dilma alcança 46% dos votos válidos na corrida à Presidência
Segundo turno
O Datafolha também simulou um segundo turno entre Geraldo Alckmin e Paulo Skaf. Nesse cenário, o atual governador venceria o adversário por 60% contra 29%. Brancos e nulos aparecem com 8%, enquanto 3% não souberam ou não responderam.
Na outra simulação de segundo turno, Alckmin também venceria Padilha pelo placar de 67% a 20% dos votos totais. Brancos e nulos aparecem com 10%, enquanto 3% não souberam ou não responderam.
Votos válidos
O Ibope também divulgou a preferência do eleitorado considerando apenas os votos válidos — cenário em que se excluem os votos brandos e nulos e o percentual de eleitores indecisos. Esse recorte pode indicar se a eleição será definida no 1º turno, o que ocorre quando um candidato tem mais de 50% dos votos. E é também a forma como o TSE divulga os resultados eleitorais.
Nesse cenário, o tucano Alckmin aparece com 59% da preferência do eleitorado, contra 24% do peemedebista Skaf. O petista Padilha registra 13% dos votos válidos.
Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) e Gilberto Maringoni (PSOL) atingiram 1% dos votos válidos cada um.