Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Airbus desaparecido na Indonésia saiu de fábrica em outubro de 2008

Aeronave possui tecnologia avançada e tinha acumulado cerca de 23 mil horas de voo

Internacional|

O fabricante aeronáutico europeu Airbus disse neste domingo (28) que o avião A320-200 da AirAsia desaparecido na Indonésia saiu de fábrica em outubro de 2008 e tinha acumulado cerca de 23 mil horas de voo. O aparelho da companhia AirAsia, MSN 3648 registrado como PK-AXC, é equipado com motores CFM 56-5B, e tinha realizado ao redor de 13,6 mil voos desde que finalizou sua montagem há pouco mais de seis anos, informou a Airbus em comunicado.

Atualmente há cerca de 6.000 unidades do A320 em serviço
Atualmente há cerca de 6.000 unidades do A320 em serviço Atualmente há cerca de 6.000 unidades do A320 em serviço

O voo QZ-8501 da companhia aérea malásia, no qual estavam 162 pessoas, perdeu nesta manhã contato com os controladores aéreos quando viajava entre Surabaia, na Indonésia, e Cingapura. O construtor europeu, que lamentou a falta de notícias do A320-200 (um avião que em configuração de classe única pode transportar 180 passageiros), insistiu que em linha com as regras internacionais oferecerá "plena assistência à autoridade francesa de investigação em segurança, o BEA, e às autoridades a cargo da investigação".

Atualmente há cerca de 6.000 unidades do A320 em serviço, operados por 300 companhias. Trata-se de um modelo cuja exploração comercial foi iniciada em março de 1988. A AirAsia, a maior companhia aérea de baixo custo do sudeste asiático, é um dos principais clientes da Airbus. 

Boeing, seis navios e três helicópteros iniciam buscas por avião da AirAsia

Publicidade

Avião desaparecido na Indonésia pediu para mudar rota devido ao mau tempo

O A320 presta serviços ao redor do mundo em trajetos que vão desde rotas curtas na Europa e na Ásia até voos transcontinentais através dos Estados Unidos. Possui uma tecnologia avançada que inclui economia de peso, asa otimizada que é 20% mais eficiente que os modelos anteriores e uma mostra centralizada de avarias para a solução mais fácil de problemas, segundo dados do fabricante. Além disso, é pioneiro nos controles de voo denominados "fly-by-wire", que proporcionam uma proteção estrutural total do tráfico aéreo em torno, fuselagem para maior segurança e uma suavidade melhorada em voo e estabilidade. O A320 também é precursor dos novos dispositivos de asa grande "Sharklets", projetadas para melhorar o rendimento ecológico e que permite grande economia de combustível. 

Publicidade

Teorias absurdas tentam explicar sumiço de avião da Malásia. Confira

Avião desaparecido na Malásia pode ter sido derrubado por acidente durante exercícios militares

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.