Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caçador de elefantes no Congo é condenado a 30 anos de prisão

Mobanza Mobembo Gerard, conhecido como Guyvanho, liderou expedições de caça que podem ter matado mais de 500 elefantes desde 2008

Internacional|

Grupo de elefantes é fotografado em parque nacional do Quênia
Grupo de elefantes é fotografado em parque nacional do Quênia Grupo de elefantes é fotografado em parque nacional do Quênia

A República do Congo condenou um famoso caçador de elefantes a 30 anos de prisão pelo crime de tráfico de marfim e pela tentativa de assassinato de guardas do parque onde atuava, afirmou um grupo ambientalista. A condenação é um marco na luta para responsabilizar e punir criminosos que atuam contra a vida selvagem.

Mobanza Mobembo Gerard, conhecido como Guyvanho, liderou expedições de caça no país centro-africano que podem ter matado mais de 500 elefantes desde 2008, de acordo com a organização Wildlife Conservation Society (WCS). 

Leia mais: Filhotes de elefantes ganham nomes em cerimônia no Quênia

Seu julgamento marcou a primeira condenação de um traficante de animais selvagens na República do Congo. Anteriormente, crimes ambientais eram julgados em tribunais civis e podiam implicar em penas de no máximo 5 anos, segundo a ONG. 

Publicidade

A condenação "envia uma mensagem extremamente forte de que os crimes contra a vida selvagem não serão tolerados e serão processados nos níveis mais altos da Justiça", disse a diretora regional da WCS, Emma Stokes, em nota na segunda-feira.

Autoridades congolesas não foram encontradas para comentar o assunto. 

Publicidade

Veja também: Investigadores encontram mais elefantes mortos em Botswana

As acusações de tentativa de assassinato contra Guyvanho eram conectadas a um incidente ocorrido em 2019 onde seu grupo de caça teria atirado e ferido membros de uma patrulha de guardas florestais no Parque Nacional Nouabale-Ndoki National Park, segundo a WCS.

O parque se estende por 4 mil quilômetros quadrados no norte da República do Congo. A densa floresta tropical é um refúgio para os raros elefantes de floresta da região, que foram confirmados como uma espécie distinta do elefante africano das savanas apenas em 2010.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.