Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milhares de congoleses buscam refúgio de conflito em vilarejos de Angola

Refugiados fugiram do conflito entre governo e milícias que já se espalhou por 5 Províncias

Internacional|

Governador de Lunda Norte disse que as autoridades contaram mais de 20 mil refugiados
Governador de Lunda Norte disse que as autoridades contaram mais de 20 mil refugiados Governador de Lunda Norte disse que as autoridades contaram mais de 20 mil refugiados

Milhares de pessoas fugiram dos combates na República Democrática do Congo durante o último mês e buscaram refúgio na vizinha Angola, consumindo os recursos dos vilarejos ao longo da fronteira, disse um governador provincial.

O governador Ernesto Muangala disse que as autoridades contaram mais de 20 mil refugiados em sua Província, Lunda Norte — quase o dobro do número registrado um mês atrás.

Todas fugiam do conflito entre o governo congolês e milícias surgidas na Província de Kasai Central, em julho, que depois se espalhou por mais quatro Províncias.

Luta pela sobrevivência: famílias iraquianas abrem comércios irregulares em campos de refugiados

Publicidade

O traficante de órgãos que se aproveita do desespero de refugiados no Líbano

Os confrontos representam a ameaça mais séria já vista ao governo do presidente Joseph Kabila, cuja recusa em deixar o cargo ao final de seu mandato constitucional em dezembro foi acompanhada por uma onda de assassinatos e desordem em toda a nação do centro da África.

Publicidade

Muangala disse que os refugiados serão levados dos vilarejos superlotados a um campo de refugiados em Lovua, cerca de mil quilômetros ao leste da capital Luanda.

"Angola está apoiando os refugiados para garantir a segurança até a situação estar normal e (estes poderem) voltar às suas famílias no país", disse ele à estação de rádio nacional RNA.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.