Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Otan manifesta apoio à Turquia após derrubada de jato russo

"Apoiamos a integridade territorial de nosso aliado", disse o secretário-geral da Organização

Internacional|

Turquia derrubou um avião de guerra russo perto da fronteira com a Síria
Turquia derrubou um avião de guerra russo perto da fronteira com a Síria Turquia derrubou um avião de guerra russo perto da fronteira com a Síria

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, manifestou apoio à Turquia nesta terça-feira (24) depois que o país derrubou um avião de guerra russo perto da fronteira com a Síria e rejeitou qualquer sugestão de que o incidente aconteceu fora das fronteiras turcas.

Perguntado se havia alguma possibilidade de o avião ter sido realmente derrubado dentro da Síria, Stoltenberg disse: "As avaliações que temos de aliados são consistentes com as informações que temos da Turquia", disse ele em entrevista coletiva.

— Nós estamos em solidariedade com a Turquia e apoiamos a integridade territorial de nosso aliado da Otan.

Derrubada de caça russo pela Turquia terá consequências trágicas, diz Putin

Publicidade

O presidente turco, Tayyip Erdogan, também defendeu o direito da Turquia de proteger suas fronteiras após aviões de combate turcos derrubarem um jato perto da fronteira síria, um incidente que, segundo ele, a Turquia fez de tudo para evitar.

"Apesar de ser advertido dez vezes em cinco minutos porque ele estava vindo em direção à nossa fronteira, o avião insistiu em continuar a sua violação. Esse avião foi derrubado em uma intervenção por nossos caças F-16", disse Erdogan em discurso em Ancara, acrescentando as ações estavam em plena conformidade com as regras de engajamento da Turquia.

Publicidade

— A razão pela qual incidentes piores não ocorreram no passado em relação à Síria é a cabeça fria da Turquia. Ninguém deve duvidar de que nós fizemos nossos melhores esforços para evitar este último incidente. Mas todos devem respeitar o direito da Turquia de defender suas fronteiras.

Erdogan também disse que a Turquia, juntamente com seus aliados, irá estabelecer em breve uma "zona de segurança humanitária" entre Jarablus, na Síria, e a costa do mar Mediterrâneo.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.