Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspeito de Boston enfrentará pena de morte se for condenado

Jovem de 19 anos preso na última sexta-feira (19) deverá comparecer ao tribunal pela primeira vez no dia 30 de maio

Internacional|Do R7, com AFP

Em Boston, diversas pessoas participaram do minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado na maratona
Em Boston, diversas pessoas participaram do minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado na maratona Em Boston, diversas pessoas participaram do minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado na maratona

O suspeito de cometer o duplo atentado na Maratona de Boston na semana passada foi indiciado nesta segunda-feira (22) por utilizar armas de destruição em massa e poderá enfrentar a pena de morte se for declarado culpado, anunciou o departamento de Justiça. Fontes oficiais também informaram que a primeira audiência do jovem preso na sexta-feira (19) será no dia 30 de maio.

Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi indiciado no hospital onde se encontra internado em estado grave por "uso e complô de utilização de uma arma de destruição em massa contra pessoas e bens dos Estados Unidos", que provocou a morte de três pessoas e deixou mais de 180 feridos. Também foi indiciado por "destruição voluntária de bens com artefato explosivo", segundo um comunicado do departamento de Justiça. 

A primeira audiência da Justiça americana sobre o suspeito Tsarnaev, foi fixada para o dia 30 de maio, informou a procuradoria federal. Ainda não está claro se ele terá condições de participar da audiência. Agentes federais começaram, na noite de domingo (21), a interrogar Dzhokhar, segundo informaram vários meios de imprensa americanos, ele estaria respondendo às perguntas.

A rede NBC assegurou que Tsarnaev está começando a responder a uma equipe especializada de investigadores federais de maneira escrita, já que o jovem tem lesões na garganta causadas durante sua captura.

Publicidade

Por sua vez, a rede ABC aponta que as questões do interrogatório até o momento se centraram em se os dois irmãos pertenciam a uma célula terrorista de caráter internacional.

Processo judicial

Publicidade

A Casa Branca também afirmou nesta segunda-feira (22) que o suspeito de Boston não será tratado como "combatente inimigo", e sim será submetido ao sistema judiciário civil americano.

Suspeito de ataque em Boston ligou para a mãe antes de morrer

Publicidade

Suspeito ficou longe de cidadania americana após ser entrevistado pelo FBI

Suspeito de atentado em Boston foi vigiado pelos serviços russos

"Segundo a lei, os cidadãos americanos não podem ser julgados por comissões militares", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em sua coletiva de imprensa diária.

"É importante assinalar que desde o 11 de setembro [de 2001] recorremos ao sistema judicial federal para condenar e prender centenas de terroristas", afirmou.

— O sistema demonstrou repetidamente que pode abordar com êxito as ameaças que continuamos sofrendo.

Os senadores republicanos John McCain e Lindesey Grahan pediram que Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, fosse considerado um "combatente inimigo" para que pudesse ser julgado por militares na prisão de Guantánamo.

Tsarnaev está sendo interrogado sob uma legislação especial antiterrorista, razão pela qual não foram aplicados os chamados "Direitos Miranda", que garantem ao acusado o direito de ficar calado e receber orientação jurídica.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.